Concurso Marinha: prova para músico é adiada por período indeterminado

Data da avaliação da 1ª fase já havia sido alterada uma vez, passando de 27 de junho para 8 de agosto. Concurso Marinha preencherá 40 vagas distribuídas entre 13 naipes

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 18/06/2020, às 14h05 - Atualizado em 29/07/2020, às 10h26

Divulgação

A pandemia de coronavírus (Covid-19) causou o adiamento, por período indeterminado, da prova válida pela primeira fase do concurso Marinha com 40 vagas para admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais. 

Como medida de prevenção contra a disseminação da doença, a data de aplicação já havia sido alterada uma vez, passando de 27 de junho para 8 de agosto. 

A Marinha recomenda que os participantes acompanhem as atualizações referentes ao andamento da seleção pelo site https://www.marinha.mil.br/cgcfn/.

Na primeira fase, os candidatos farão avaliação com 40 questões de múltipla escolha e uma redação. As demais etapas incluem:

As chances são destinadas a candidatos de ambos os sexos com ensino médio, idade entre 18 e 24 anos (em janeiro de 2021) e altura mínima de 1,54m e máxima de 2m.

As oportunidades estão distribuídas entre os seguintes naipes: clarinete em sib (12), euphonium em dó/bombardino (1), flauta em dó (1), harpa (1), percussão - bateria completa (10), requinta (1), saxofone alto em mib (1), saxofone tenor em sib (1), trompete em sib (4), trompa em fá (1), trombone teno em dó (4), tuba em sib/mib (2) e violoncelo (1).

Situação após a incorporação

Os aprovados em todas as fases do concurso Marinha serão matriculados como praça especial. Realizado no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, na cidade do Rio de Janeiro, o curso tem duração média de 18 semanas.

Durante o período de estudos, os alunos recebem uniforme, alimentação e assistências médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, além de auxílio financeiro de aproximadamente R$ 1.200.

Após o término do curso, os músicos ocuparão o posto de terceiro sargento, com salário mensal de R$ 3.825, e servirão em unidades da Marinha no território nacional durante prazo mínimo de dois anos.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Marinha para músico

concursos abertos concursos 2023 provas anteriores

Leia também

Concurso Marinha define novas datas de provas para o Colégio Naval
Concurso Marinha Mercante: último dia de inscrições para vagas de nível médio
Concurso Marinha: inscrições para a Escola Naval vão só até domingo (7)
Concurso Marinha registra 8,2 mil inscritos para o Colégio Naval
Concurso Marinha para fuzileiro é temporariamente suspenso

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.