Mais de 8,8 mil candidatos disputam quatro vagas do concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo)
Redação | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 11/12/2019, às 13h25 - Atualizado às 14h16
Saiu a convocação para o teste de aptidão física (TAF) do concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) que visa ao preenchimento de quatro vagas para o cargo de agente de segurança metroviária.
É possível ver o edital com os locais das provas no site da banca organizadora, a Fundação Carlos Chagas (FCC). O exame acontece nos próximos dias 14 e 15 de dezembro na cidade de São Paulo.
Esta fase envolverá atividades de flexão de braços, abdominal e corrida; nela são chamados os primeiros mil aprovados na avaliação objetiva, no caso do sexo masculino e até 500 mulheres.
O exame objetivo aconteceu no dia 13 de outubro e o seu resultado definitivo já foi revelado pela banca organização.
A avaliação cobrou a resolução de 50 questões de múltipla escolha abordando conteúdos sobre língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico e atualidades.
Estão em disputa duas oportunidades para homens e duas para mulheres. A altura mínima exigida é de 1,70m e 1,65m, respectivamente. Outro requisito é possuir ensino médio.
A carreira conta com salário inicial de R$ 3.075,16 e jornada semanal de 40 horas. Os profissionais contratados terão vínculo regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Além da remuneração, o Metrô concede: auxílios refeição e alimentação, bilhete de serviço (acesso gratuito ao transporte sobre trilhos), plano de saúde, previdência suplementar e seguro de vida em grupo – os três últimos são opcionais.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Metrô SP para agente de segurança
O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Vila União), somando 64,7 km de extensão e 58 estações.
A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 11,4 km de extensão e 10 estações.
A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações.
Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.
_________
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) foi constituída no dia 24 de abril de 1968. As obras da Linha Norte-Sul foram iniciadas oito meses depois. Em 1972, a primeira viagem de trem foi realizada entre as estações Jabaquara e Saúde. Em 1974, o trecho Jabaquara - Vila Mariana começou a operar comercialmente.
Atualmente, o Metrô SP possui 6 linhas em operação. Ao todo, são 96 km de extensão e 85 estações. Em 2017 foram transportados 1,3 bilhão de passageiros no sistema.
O sistema está integrado à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.
Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 5 milhões de passageiros.
Em 2015 o Metrô SP ultrapassou a marca de 25,6 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.
Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.