Concurso Metrô SP: funcionários ameaçam greve e pedem contratação de efetivos

Concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) está previsto desde 2022, quando anunciado pelo então presidente da empresa, Silvani Pereira

Fernando Cezar Alves   Publicado em 15/02/2023, às 10h49 - Atualizado às 13h57

Concurso Metrô SP: trem do Metrô SP: Divulgação

A realização de novo concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) é uma das principais reivindicações da categoria, que chegou a anunciar que iniciaria uma paralisação das atividades a partir desta quarta-feira, 15 de fevereiro. No entanto, em reunião realizada na noite da terça, dia 14, os funcionários resolveram não aderir à greve, após a instituição acenar que negociará com o sindicato da categoria. Um novo concurso chegou a ser anunciado em 2022, pelo então presidente Silvani Pereira. Porém, ao deixar o comando da companhia em janeiro, um novo parecer ainda é aguardado por parte da nova administração. 

Os funcionários do Metrô SP cobram que novas contratações sejam feitas em caráter efetivo o quanto antes, em detrimento de terceirizações, que estão sendo praticadas. 

A categoria também cobra o pagamento de progressões salariais e um abono referente aos três anos trabalhados durante a pandemia de Covid 19. Quanto a isto, a compahia já se posicionou de que encaminhará um pedido ao governo do estado. Neste sentido, nova reunião para negociações está marcada para o próximo dia 28.

Concurso Metrô SP: carência já é de mais de 2 mil servidores

De acordo com levantamento oficial, divulgado em abril de 2022, a companhia já contava com uma carência de nada menos do que 2.387 servidores.

De um total de 10.109 vagas existentes, 7.722 atualmente estão preenchidas. Porém, é importante ressaltar que o levantamento leva em consideração dados obtidos até 31 de dezembro de 2021. Desta forma, novas necessidades podem ter surgido desde então, em decorrência de aposentadorias, falecimentos e exonerações. Um novo levantamento deve ser anunciado em 30 de abril.

De acordo com o documento, a maior necessidade é para o cargo de operador de transporte metroviário, com um total de 878 vagas em aberto. De um total de 3.286 oportunidades em seu quadro, apenas 2.408 estão preenchidas.

A segunda maior carência é para oficial de manutenção industrial, com 233 vagas em aberto. De um quadro de 1.065 vagas, apenas 832 estão preenchidas.

Por fim, a terceira maior necessidade é para analista de desenvolvimento e gestão, com 229 necessidade. O quadro é de 673 vagas, das quais 444 estão preenchidas.

Alguns outros cargos ocm necessidade de pessoal são os seguintes:

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Metrô SP ocorreu em 2019, quando foram oferecidas quatro vagas iniciais para o cargo de agente de segurança metroviário masculino e feminino, com duas vagas cada. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Para concorrer foi necessário possuir apenas ensino médio e altura mínima de 1,70m para homens e 1,65m para mulheres. A remuneração inicial foi de R$ 3.075,16.

A seleção foi composta de duas etapas:

A parte objetiva contou com 50 questões, da seguinte forma:

Antes disso, em 2018, um outro certame foi realizado para o preenchimento de oito vagas para o cargo de oficial de logística e almoxarifado. Neste caso, para concorrer foi necessário possuir ensino médio e carteira de habilitação a partir da categoria "B", com remuneração inicial de R$ 3.113. A banca também foi a Fundação Carlos Chagas

 

 

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Sobre Metrô São Paulo - Companhia do Metropolitano de São Paulo

O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Vila União), somando 64,7 km de extensão e 58 estações.

A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 11,4 km de extensão e 10 estações.

A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações.

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Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.

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A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) foi constituída no dia 24 de abril de 1968. As obras da Linha Norte-Sul foram iniciadas oito meses depois. Em 1972, a primeira viagem de trem foi realizada entre as estações Jabaquara e Saúde. Em 1974, o trecho Jabaquara - Vila Mariana começou a operar comercialmente.

Atualmente, o Metrô SP possui 6 linhas em operação. Ao todo, são 96 km de extensão e 85 estações. Em 2017 foram transportados 1,3 bilhão de passageiros no sistema.

O sistema está integrado à CPTM  nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.

Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 5 milhões de passageiros.
Em 2015 o Metrô SP ultrapassou a marca de 25,6 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.