Concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) está previsto desde 2022, quando anunciado pelo então presidente da empresa, Silvani Pereira
Fernando Cezar Alves Publicado em 15/02/2023, às 10h49 - Atualizado às 13h57
A realização de novo concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) é uma das principais reivindicações da categoria, que chegou a anunciar que iniciaria uma paralisação das atividades a partir desta quarta-feira, 15 de fevereiro. No entanto, em reunião realizada na noite da terça, dia 14, os funcionários resolveram não aderir à greve, após a instituição acenar que negociará com o sindicato da categoria. Um novo concurso chegou a ser anunciado em 2022, pelo então presidente Silvani Pereira. Porém, ao deixar o comando da companhia em janeiro, um novo parecer ainda é aguardado por parte da nova administração.
Os funcionários do Metrô SP cobram que novas contratações sejam feitas em caráter efetivo o quanto antes, em detrimento de terceirizações, que estão sendo praticadas.
A categoria também cobra o pagamento de progressões salariais e um abono referente aos três anos trabalhados durante a pandemia de Covid 19. Quanto a isto, a compahia já se posicionou de que encaminhará um pedido ao governo do estado. Neste sentido, nova reunião para negociações está marcada para o próximo dia 28.
De acordo com levantamento oficial, divulgado em abril de 2022, a companhia já contava com uma carência de nada menos do que 2.387 servidores.
De um total de 10.109 vagas existentes, 7.722 atualmente estão preenchidas. Porém, é importante ressaltar que o levantamento leva em consideração dados obtidos até 31 de dezembro de 2021. Desta forma, novas necessidades podem ter surgido desde então, em decorrência de aposentadorias, falecimentos e exonerações. Um novo levantamento deve ser anunciado em 30 de abril.
De acordo com o documento, a maior necessidade é para o cargo de operador de transporte metroviário, com um total de 878 vagas em aberto. De um total de 3.286 oportunidades em seu quadro, apenas 2.408 estão preenchidas.
A segunda maior carência é para oficial de manutenção industrial, com 233 vagas em aberto. De um quadro de 1.065 vagas, apenas 832 estão preenchidas.
Por fim, a terceira maior necessidade é para analista de desenvolvimento e gestão, com 229 necessidade. O quadro é de 673 vagas, das quais 444 estão preenchidas.
Alguns outros cargos ocm necessidade de pessoal são os seguintes:
O último concurso Metrô SP ocorreu em 2019, quando foram oferecidas quatro vagas iniciais para o cargo de agente de segurança metroviário masculino e feminino, com duas vagas cada. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Para concorrer foi necessário possuir apenas ensino médio e altura mínima de 1,70m para homens e 1,65m para mulheres. A remuneração inicial foi de R$ 3.075,16.
A seleção foi composta de duas etapas:
A parte objetiva contou com 50 questões, da seguinte forma:
Antes disso, em 2018, um outro certame foi realizado para o preenchimento de oito vagas para o cargo de oficial de logística e almoxarifado. Neste caso, para concorrer foi necessário possuir ensino médio e carteira de habilitação a partir da categoria "B", com remuneração inicial de R$ 3.113. A banca também foi a Fundação Carlos Chagas
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O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Vila União), somando 64,7 km de extensão e 58 estações.
A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 11,4 km de extensão e 10 estações.
A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações.
Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.
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A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) foi constituída no dia 24 de abril de 1968. As obras da Linha Norte-Sul foram iniciadas oito meses depois. Em 1972, a primeira viagem de trem foi realizada entre as estações Jabaquara e Saúde. Em 1974, o trecho Jabaquara - Vila Mariana começou a operar comercialmente.
Atualmente, o Metrô SP possui 6 linhas em operação. Ao todo, são 96 km de extensão e 85 estações. Em 2017 foram transportados 1,3 bilhão de passageiros no sistema.
O sistema está integrado à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.
Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 5 milhões de passageiros.
Em 2015 o Metrô SP ultrapassou a marca de 25,6 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.