Concurso Metrô SP: por mais contratações, categoria avalia propostas nesta quarta (5)

Concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) é uma das principais reivindicações da categoria

Fernando Cezar Alves   Publicado em 05/06/2024, às 10h24

Concurso Metrô SP: trem do Metrô SP: Divulgação

A realização de um novo concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) é uma das principais reivindicações dos servidores da empresa, que devem se reunir em assembleia nesta quarta-feira, 5 de junho, para discutir as propostas apresentadas pela companhia. Neste sentido, os funcionários chegaram a anunciar uma paralisação em maio, o que acabou não se concretizando, em decorrência da retomada das negociações, por parte da empresa.

A intenção é que na assembleia seja apresentada uma nova proposta da diretoria, inclusive em termos de contatação de servidores por meio da realização do novo concurso. Caso não ocorra um acordo, a categoria promete retomar os preparativos de greve.

As principais reivindicações dos servidores do Metrô são as seguintes:

A realização do novo concurso chegou a ser anunciada em 2023 quando a companhia antecipou a intenção de publicar um novo edital para o preenchimento de 150 vagas, com ênfase na área de segurança. No entanto, nada de concreto foi efetivamente realizado, desde então.

Concurso Metrô SP: companhia conta com necessidade de 3 mil servidores

De acordo com o último levantamento funcional da companhia, divulgada no dia 30 de abril, o Metrô SP fechou o ano de 2023, com nada menos do que 3.050 vagas em aberto. De um quadro de 10.244 servidores, apenas 7.194 vagas estão preenchidas.

Alguns cargos com necessidades são os seguintes:

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Metrô SP ocorreu em 2019, quando foram oferecidas quatro vagas iniciais para o cargo de agente de segurança metroviário masculino e feminino, com duas vagas cada. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Para concorrer foi necessário possuir apenas ensino médio e altura mínima de 1,70m para homens e 1,65m para mulheres. A remuneração inicial foi de R$ 3.075,16.

A seleção foi composta de duas etapas:

A parte objetiva contou com 50 questões, da seguinte forma:

Antes disso, em 2018, um outro certame foi realizado para o preenchimento de oito vagas para o cargo de oficial de logística e almoxarifado. Neste caso, para concorrer foi necessário possuir ensino médio e carteira de habilitação a partir da categoria "B", com remuneração inicial de R$ 3.113. A banca também foi a Fundação Carlos Chagas.

  

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Sobre Metrô São Paulo - Companhia do Metropolitano de São Paulo

O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Vila União), somando 64,7 km de extensão e 58 estações.

A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 11,4 km de extensão e 10 estações.

A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações.

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Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.

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A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) foi constituída no dia 24 de abril de 1968. As obras da Linha Norte-Sul foram iniciadas oito meses depois. Em 1972, a primeira viagem de trem foi realizada entre as estações Jabaquara e Saúde. Em 1974, o trecho Jabaquara - Vila Mariana começou a operar comercialmente.

Atualmente, o Metrô SP possui 6 linhas em operação. Ao todo, são 96 km de extensão e 85 estações. Em 2017 foram transportados 1,3 bilhão de passageiros no sistema.

O sistema está integrado à CPTM  nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.

Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 5 milhões de passageiros.
Em 2015 o Metrô SP ultrapassou a marca de 25,6 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.