Novo concurso Ministério da Defesa está em pauta para ocorrer apóa a criação de vagas para diversos cargos no quadro próprio
Fernando Cezar Alves Publicado em 10/06/2024, às 15h17
O primeiro concurso Ministério da Defesa, para o preenchimento em diversos postos, pode contar com uma oferta de nada menos do que 4.410 vagas. Ao menos esse foi o número confirmado pelo órgão, para a solicitação encaminhada ao Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, para o prenchimento em 2025.
Além disso, em fevereiro já estavam sendo realizadas reuniões com o Ministério da Gestão, no sentido de viabilizar a criação de vagas para preenchimento por meio de concurso público no quadro próprio de pessoal. No entanto, neste caso, a expectativa é de que sejam oferecidas aproximadamente 300 oportunidades.
O novo pedido geral visa preencher vagas em diversos órgãos vinculados ao Ministério, incluindo:
As 300 vagas para o quadro próprio ainda estão em estudos, englobando as seguintes carreiras:
A proposta legislativa para a criação das vagas vem sendo discutida desde 2023 entre o ministro da Defesa, José Múcio,e a ministra da Gestão, Esther Dweck.
Atualmente, os servidores que atuam na pasta são emprestados de outras instituições, como o Exército, Marinha e Aeronáutica.
O Ministério conta com aproximadamente 250 servidores cedidos de outros órgãos atualmente, que precisam ser reencaminhados aos postos de origem.
O último concurso Ministério da Defesa ainda está em andamento, para o preenchimento de 60 vagas temporárias no Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia)
As inscrições foram recebidas até 29 de maio, para os seguintes cargos:
Nível médio:
Nível técnico:
Nível superior: