Concurso Ministério da Educação: órgão antecipa detalhes da nova seleção unificada

Concurso Ministério da Educação deve ser realizado em breve, para oferta de vagas docentes em diversas instituições do magistério

Fernando Cezar Alves   Publicado em 01/11/2024, às 12h11

Concurso Ministério da Educação crédito Marcos Oliveira Agência Senado

O concurso Ministério da Educação Unificado, anunciado na última quinta-feira, 31 de outubro, pelo ministro Camilo Santana, já começa a ter detalhes anunciados pelo órgão. De acordo com secretário executivo do ministério, Leonardo Barchini, o certame deve incluir oportunidades docentes de estados e municípios, com o objetivo de auxiliar, principalmente, municípios pequenos a selecionar bons professores, de acordo com nota divulgada pela Agência Brasil.

Neste sentido, disse o seguinte:

"A ideia é que o ministério forneça as ferramentas para uma boa avaliação e que estados e municípios utilizem essa ferramenta da melhor maneira possível. Especialmente em municípios pequenos há uma dificuldade muito grande em organizar uma prova e organizar concursos"

 De acordo com ele, com a inclusão no certame, os estados e municípios poderão economizar recursos que seriam utilizados nas respectivas seleções regionalizadas.

A intenção é de que o concurso do ministério seja feito por meio de adesão das administrações públicas regionais, de estados e municípios.

De acordo com o ministro Camilo Santana, a intenção inicial era anunciar o certame no dia do professor, em 15 de outubro, o que acabou não sendo possível em decorrência da necessidade de alguns ajustes, que ainda estavam sendo discutidos, dentro de um conjunto de ações que serão realizadas para a valorização dos profissionais da área.


Concurso Ministério da Educação: saiba como foi a última seleção

O último concurso Ministério da Educação ocorreu em 2023, quando foram oferecidas 220 vagas, para o cargo de técnico em assuntos educacionais. A banca organizadora, na ocasião, foi oo Cebraspe.

A prova objetiva contou com 120 questões da seguinte forma:

A parte de conhecimentos básicos versou sobre:

Em conhecimentos específicos:

A prova dissertativa constou de uma redação de até 30 linhas, versando sobre atualidades, administração pública ou educação pública, valendo 30 pontos

  

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores