Concurso Ministério da Educação: SME SP confirma adesão ao exame nacional do magistério

Concurso Ministério da Educação deve ser realizado em breve, para oferta de vagas docentes em diversas instituições do magistério

Fernando Cezar Alves   Publicado em 14/03/2025, às 08h54 - Atualizado às 14h12

Concurso Ministério da Educação presidente do Inep Manoel Palacios crédito Governo Federal

A Secretaria Municipal da Educação de São Paulo (SME SP) confirmou adesão ao concurso Ministério da Educação unificado para o magistério. Além disso, na última quinta-feira, 13 de março, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), Manuel Palacios, anunciou que a aplicação das provas da seleção está prevista para ocorrer em outubro.A confirmação ocorreu durante o evento "Encontro Anual Educação Já 2025".A previsão inicial era de aplicar as provas em novembro. O concurso unificado para a área de educação foi anunciado em 15 de janeiro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dentro do programa "Mais professores para o Brasil".  

O concurso do Ministério está em fase de adesão dos órgãos interessados, que podem se manifestar até o dia 17 de abril. A seleção será feita por meio da Prova Nacional Docente (PND). As inscrições estão previstas para ocorrer em junho.

Desta forma, estados e municípios poderão aderir ao programa e utilizar a prova nacional como uma das etapas da respectiva seleção regionalizada.

Com isso, cada ente da federação poderá indicar no edital se haverá a aplicação de provas adicionais, como avaliações práticas.

A intenção do governo é reduzir custos para o governo e, ao mesmo tempo, permitir uma melhor forma de seleção para o preenchimento de vagas docentes em todo o país.

As instituições deverão indicar o interesse em participar do certame e publicar o respectivo edital, indicando se haverá utilização do exame.

A seleção será feita por meio do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade)

Sobre isso disse o presidente do Inep:

"Nós vamos ter uma prova que terá um terço lidando com questões pedagógicas de alcance geral, transversais a todas as Licenciaturas, e dois terços com cada área específica de conhecimento"

O processo será organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com um total de 64 questões, da seguinte forma:

concursos concursos federais concursos 2025 provas anteriores