Futuro concurso Ministério da Saúde pode contar com oportunidades específicas destinadas para carreira própria do Sistema Único de Saúde
Fernando Cezar Alves Publicado em 24/10/2024, às 10h30
Um próximo concurso Ministério da Saúde pode contar com oportunidades para uma nova carreira própria do Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção foi confirmada nesta quinta-feira, 24 de outubro, por meio da resolução 757, publicada no diário oficial da União, em conjunto do Ministério com o Conselho Nacional de Saúde, que institui os princípios, diretrizes e objetivos para a negociação do trabalho em saúde no contexto da gestão do trabalho e da educação na saúde no âmbito do SUS. Vale ressaltar que o Ministério conta com novo pedido em análise para o preenchimento de 1.100 vagas.
A criação do cargo próprio do SUS no Ministério está indicado dentro de uma série de diretrizes que devem ser adotadas para combater as múltiplas formas de precarização do trabalho e seu impacto na qualidade de serviços de saúde e segurança do trabalho.
Uma das prioridades é resguardar o SUS de um eventual futuro processo de privatização e valorizar a força de trabalho.
As diretrizes indicadas são as seguintes:
De acordo com o documento, a resolução deve entrar em vigor após aprovação do Conselho Nacional de Saúde e homologação por parte do Ministério da Saúde.
O último concurso Ministério da Saúde ainda está em andamento, uma vez que a seleção faz parte do Concurso Nacional Unificado, com uma oferta de 220 vagas para o cargo de tecnologista, que exige formação de nível superior para o ingresso.
As oportunidades foram para as seguintes áreas: