Novo concurso MP MG (Ministério Público de Minas Gerais) já conta, inclusive, com comissão formada. Nível superior, com iniciais de R$ 30,4 mil
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 03/02/2021, às 11h34 - Atualizado às 14h29
O novo concurso MP MG (Ministério Público de Minas Gerais) para o cargo de promotor deverá ter o processo de escolha da banca organizadora iniciado na próxima segunda-feira, 8 de fevereiro. De acordo com publicação no diário oficial eletrônico do órgão, nesta quarta, dia 3, o conselho superior do órgão está convocado para a 1 Sessão Ordinária do Órgão Colegiado, na próxima semana, no qual será discutido o tema. Os interessados devem ficar atentos
O órgão pretende realizar dois concursos em 2021 para o cargo de promotor, conforme anunciado recentemente pelo procurador-geral de justiça do estado, Jarbas Soares Júnior. A oferta de vagas para cada edital ainda deverá ser confirmada.
Para ingressar na carreiera é exigida formação de nível superior em direito e três anos de atividade jurídica. A remuneração inicial, de acordo com o último concurso, realizado em 2019, é de R$ 30.404,42. A data de publicação do edital ainda será confirmada.
A expectativa é de que o primeiro edital seja divulgado ainda no primeiro trimestre e o segundo, no decorrer do segundo semestre.
Para o primeiro concurso, a comissão organizadora já está formada e é composta pelos seguintes participantes: procurador de justiça Edson Ribeiro Baeta, promotor de justiça Kátia Suzane Lima Mendes Araújo e servidores Gislaine Fernandes Magno, Joane Alcântara Bandeira Gonçalves e Paola Norremose Costa.
O último concurso MP MG para promotor ocorreu em 2019, quando foram oferecidas 50 vagas.A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Fundap.
A seleção contou com cinco etapas. A primeira contou com provas objetivas. Na segunda, provas específicas. Na terceira, avaliação psicotécnica, exames de higidez física e mental, sindicância de vida pregressa e investigação social. Na quarta, avaliação oral e, na última, análise de títulos.
A prova objetiva contou com 80 questões, divididas em quatro grupos temáticos, com 20 questões cada, valendo 0,5 ponto cada questão.
O primeiro grupo contou com temas sobre direito constitucional, direito eleitoral, direito administrativo, direito financeiro e tributário e teoria geral do Ministério Público. No segundo grupo, direito processual penal e direito penal e criminologia. No terceiro, direito civil e direito processual civil. Por fim, no último, direito material coletivo e direito processual coletivo
concursos concursos mg (minas gerais) concursos 2024 provas anteriores