As chances do concurso MPMG (Ministério Público do Estado de Minas Gerais) são destinadas a candidatos com nível superior em direito e três anos de prática de atividade jurídica
Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br Publicado em 11/09/2019, às 14h39 - Atualizado em 11/10/2019, às 09h11
Terminam nesta sexta-feira, dia 11 de outubro de 2019, as inscrições do concurso MPMG (Ministério Público do Estado de Minas Gerais). A seleção visa o provimento de 50 vagas para o cargo de promotor de justiça substituto, sendo cinco reservadas a pessoas com deficiência e dez para os negros.
A carreira exige diploma de conclusão de curso de nível superior em direito, além de, no mínimo, três anos de prática de atividade jurídica exercida após a conclusão do curso de bacharelado. A remuneração é de R$ 30.404,42.
A Fundep é a empresa responsável pela organização e execução do processo de seleção. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site www.gestaodeconcursos.com.br.
Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação do concurso MPMG, no valor de R$ 304, e efetuar o seu pagamento até a data limite de 14 de outubro, observado o horário de funcionamento do banco.
A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos é a prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 80 questões de múltipla escolha, sendo 20 para cada um dos seguintes grupos temáticos:
A prova preambular será realizada no dia 24 de novembro de 2019, no período das 8h às 12h, em local a ser divulgado no portal do Ministério Público de Minas Gerais (www.mpmg.mp.br) e da Fundep.
O concurso MPMG ainda contará com as seguintes avaliações, eliminatórias e/ou classificatórias: provas especializadas; exame psicotécnico e exames de higidez física e mental; provas orais; e análise de títulos.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso MPMG.
Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou provas anteriores de Ministérios Públicos Estaduais, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo processo de seleção, direcionando a preparação para o estilo da banca.
Desde 1991 a Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa realiza o gerenciamento de concursos públicos, vestibulares e processos seletivos promovidos por instituições privadas e órgãos públicos.