O Concurso do MP MS (Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul) visa preencher sete vagas imediatas no cargo de Promotor de Justiça Substituto, além das que surgirem no período de validade
Mylena Lira Publicado em 18/09/2022, às 18h51
Foi publicado mais um edital para quem estuda para a área jurídica. Estão abertas as inscrições para o concurso do MP MS: Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul. O certame visa preencher sete vagas imediatas no cargo de Promotor de Justiça Substituto, além das que surgirem no período de validade da seleção.
Ser brasileiro, ter concluído o curso superior de bacharelado em Direito e contar com, no mínimo, três anos de efetivo exercício de atividade jurídica, nos termos especificados no edital, são alguns dos requisitos para se candidatar ao posto, que paga remuneração inicial de R$ 27.363,98.
O Instituto OACP é a banca organizadora do processo seletivo. As inscrições começaram no último dia 16 e serão recebidas até as 23h59 do dia 17 de outubro de 2022, por meio do site www.institutoaocp.org.br. A taxa de participação custa R$ 270.
Porém, é possível pedir a isenção do pagamento dessa taxa até as 23h59 de 23 de setembro desde que esteja desempregado; seja candidato carente (renda tenha renda familiar per capita de até meio salário mínimo) ou de baixa renda (receba até três salários mínimos); doador de sangue; doador de medula óssea; ou trabalhou para a Justiça Eleitoral.
O processo seletivo será composto por sete fases. São elas: prova objetiva; prova escrita; avaliação psicotécnica; investigação social; prova oral; prova de título; e exame de sanidade física e mental.
A prova objetiva, de caráter elimimatório e classificatítio, está agendada para o dia 4 de dezembro de 2022 e vai cobrar a resolução de 100 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as disciplinas abaixo listadas:
Os classificados na avaliação objetiva avançarão para as provas escritas, que versarão sobre os seguintes grupos de disciplinas:
Já a avaliação oral, de caráter eliminatório, será aplicada apenas para os considerados “aptos” na Avaliação Psicotécnica. Essa etapa consistirá em prova de tribuna e arguição, englobando as matérias de Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Civil; Direito
Processual Civil; Tutela de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos; Direito Constitucional e Direitos Humanos; Direito Administrativo e Direito Eleitoral.
A validade do certame será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final. Porém, esse prazo pode ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério do órgão ministerial.
+++O JC Concursos disponibiliza mais informações na página do concurso do MP MS.
concursos publicos concursos abertos concursos 2023 concursos ms (mato grosso do sul)