Concurso MP MS: pubicado regulamento para nova seleção de promotor

Novo concurso MP MS (Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul) será para o cargo de promotor, de nível superior em direito

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 23/04/2022, às 08h36 - Atualizado em 25/04/2022, às 14h12

Concurso MP MS: sede do MP MS: Google Maps

O novo concurso MP MS (Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul), para a carreira de promotor de justiça substituto, já conta com regulamento oficial. O documento foi divulgado no diário oficial eletrônico da próxima segunda-feira, 25 de abril, já disponibilizado pelo órgão. A seleção foi discutida na reunião do conselho superior do órgão do último dia 20 de abril, que deliberou pela realização do certame. O número de vagas ainda deverá ser confirmado, bem como alguma previsão de quando o edital poderá ser efetivamente publicado.  

Para concorrer ao cargo de promotor é necessário possuir formação de nível superior em direito, com pelo menos três anos de atividade jurídica. A remuneração inicial do cargo é de R$ 27.363,98.

Embora a oferta de vagas ainda não tenha sido anunciada, atualmente a necessidade do órgão é de 18 promotores substitutos.

Ao todo, 5% das vagas serão reservadas para candidatos portadores de deficiência física, 3% para indígenas e 20% para negros. 

De acordo com o regulamento, as inscrições deverão ser recebidas por um período mínimo de 30 dias, contando a partir do primeiro dia útil após a publicação do edital

Segundo o documenot, o concurso contará com sete fases, da seguinte forma:

Já o conteúdo programático será composto das seguintes disciplinas, para as provas objetivas e escritas:

Para a avaliação oral, o conteúdo será sobre os seguintes tópicos:

A prova preambular contará com 100 questões, distribuídas da seguinte forma:

A parte escrita contará com seis provas, com duração de quatro horas cada, distribuídas por grupos, da seguinte forma:

A aplicação das provas ocorrer na capital do estado, em locais divulgados com antecedência mínima de 30 dias.

Os títulos contarão com limite de um ponto para a classificação final.

Concurso MP MS: saiba como foi a última seleção

O último concurso MP MS para o cargo de promotor ocorreu em 2017, com uma oferta inicial de 10 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).

A seleção foi composta de seis etapas, da seguinte forma:

concursos concursos ms (mato grosso do sul) concursos 2024 provas anteriores