Concurso MP SC: publicado regulamento para nova seleção de promotor

Concurso MP SC (Ministério Público do Estado de Santa Catarina) exige formação de nível superior, com inicial de R$ 28,8 mil

Fernando Cezar Alves   Publicado em 23/10/2023, às 14h09

Concurso MP SC: Sede do MP SC: Divulgação

Um novo concurso MP SC (Ministério Público do Estado de Santa Catarina) para o cargo de promotor de justiça substituto já começa a ser elaborado. O primeiro passo ocorreu na última sexta-feira, 20 de outubro, com a publicação do regulamento do certame no diário oficial eletrônico do órgão. Ainda não há uma definição da oferta de vagas, bem como de quando o edital poderá ser efetivamente publicado.

No concurso MP SC, para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito, além de três anos de prática jurídica. A remuneração inicial da carreira é de R$ 28.883,98.

De acordo com o documento, uma vez publicado o edital, o prazo de inscrições será de, no mínimo, 30 dias.

Concurso MP SC: saiba como serão as provas

A seleção contará com as seguintes etapas:

A prova objetiva contará com duas fases, nos períodos matutino e vespertino, com 200 questões cada.

Na prova matutina, a distribuição será a seguinte:

No período vespertino:

A parte dissertativa contará com dois grupos de provas, com questões teóricas e práticas, da seguinte forma:

Saiba como foi a última seleção

O último concurso MP SC para promotor ocorreu neste ano, quando foram oferecidas  cinco vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

A seleção contou com as seguintes etapas:

concursos concursos 2024 concursos sc (santa catarina) provas anteriores

Sobre MP SC - Ministério Público de Santa Catarina

O Ministério Público é o grande defensor dos interesses da sociedade e atua de diversas formas. Ampara os direitos que dizem respeito a todos, como a proteção ao meio ambiente. Age na proteção daqueles que não têm condições de se defender, como as crianças. Zela pelos direitos dos quais as pessoas não podem abrir mão, como a vida e a saúde. Atua, ainda, na defesa da ordem jurídica e do regime democrático. O Ministério Público defende o interesse público, não o privado. É uma instituição pública independente, que não pertence ao Poder Judiciário nem aos Poderes Executivo, Legislativo ou ao Tribunal de Contas.