Concurso MP SP: governador sanciona criação de 600 vagas de analistas jurídicos

Novo concurso MP SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) poderá ser realizado com a criação de vagas para analista jurídico

Fernando Cezar Alves   Publicado em 26/12/2023, às 13h24

Concurso MP SP: sede do MP SP: Divulgação

Um novo concurso MP SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) pode ser realizado, em breve, para o cargo de analista jurídico. Acontece que o governador Tarcísio de Freitas sancionou, nesta terça-feira, 26 de dezembro, a lei 1.394, que cria 600 vagas para o cargo de analista jurídico. A lei diz respeito ao projeto de lei complementar 95/2023, enviado para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em 7 de junho que, originalmente,  visava criar  1.461 vagas para o cargo.

Por enquanto ainda não há uma previsão de quando o edital poderá ser publicado, uma vez que a seleção agora dependerá de autorização por parte do procurador geral de justiça Mario Luiz Sarrubbo.

No concurso MP SP para analista jurídico para concorrer é necessário possuir apenas formação superior em direito, com remuneração inicial atualmente de R$ 9.497,01, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Concurso MP SP: veja publicação oficial

Dispõe sobre a criação de cargos de Analista Jurídico do Ministério Público no Quadro de
Pessoal do Ministério Público do Estado de São Paulo

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1º - Ficam criados no Quadro de Pessoal do Ministério Público do Estado de São Paulo, instituído pelo artigo 4º da Lei Complementar Estadual nº 1.118, de 1º de junho de 2010, e suas alterações, 600 (seiscentos) cargos de Analista Jurídico do Ministério Público, previsto no artigo 4º, inciso V, daquela lei complementar, e em seu Anexo I – Carreira V

§ 1º - Caberá ao Procurador-Geral de Justiça, por ato específico, a atribuição da lotação dos cargos previstos neste artigo.

§ 2º - Os cargos criados no "caput" deste artigo são regidos pelas disposições contidas na Lei Complementar nº 1.118, de 1º de junho de 2010.

Artigo 2º - As despesas resultantes da aplicação desta lei correrão à conta das dotações orçamentárias consignadas no orçamento vigente, suplementadas, se necessário, nos termos da legislação em vigor.

Artigo 3º - Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 22 de dezembro de 2023
TARCÍSIO DE FREITAS
Samuel Yoshiaki Oliveira Kinoshita
Secretário da Fazenda e Planejamento
Gilberto Kassab
Secretário de Governo e Relações Institucionais
Arthur Luis Pinho de Lima
Secretário-Chefe da Casa Civil
Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, em 22 de
dezembro de 2023.

Veja as atribuições da carreira de analista jurídico

Saiba como foi a última seleção para analista jurídico

O último concurso MP SP para a carreira de analista jurídico ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 60 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.

A seleção contou com duas etapas:

A parte objetiva contou com 100 questões, da seguinte forma:

A parte de conhecimentos gerais foi distribuída da seguinte forma:

Em conhecimentos específicos:

 

concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores