Concurso Nacional Unificado deve contar com segunda ediçao no próximo ano, incluindo oportunidades em diversos órgãos federais
Fernando Cezar Alves Publicado em 22/11/2024, às 07h41
A segunda edição do Concurso Nacional Unifiado segue em planejamento. Mais um passo neste sentido ocorreu nesta sexta-feira, 22 de novembro, com a publicação, no diário oficial da União, da portaria 13.748, que designa o servidor Pedro Assumpção Alves para fazer parte da comissão organizadora do certame. Vale lembrar que na última quinta-feira, dia 21, o coordenador-geral de logística da seleção, Alexandre Retamal, em entrevista coletiva, anunciou que os órgãos participantes do certame já estão preliminarmente definidos. De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, a publicação do edital está prevista para ocorrer em março, com aplicação das provas em agosto de 2025.
Embora os órgãos que participarão ainda não tenham sido anunciados, ao menos a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) já se manifestou confirmando a adesão.
Em agosto, a ministra Esther Dweck já havia antecipado que é possível que a nova edição conte com uma menor oferta de vagas do que o concurso realizado em 2024, de acordo com as necessidades que forem constatadas. Também mencionou a intenção de criar um novo cargo transversal, ou seja, que possa atender diversos órgãos públicos federais.
Também reforçou que estão sendo avaliados os critérios da prova aplicada na primeira edição, para definir se ocorrerá algum tipo de alteração no segundo concurso.
PORTARIA DE PESSOAL SE/MGI Nº 13.748, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2024
A SECRETÁRIA-EXECUTIVA DO MINISTÉRIO DA GESTÃO E DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS PÚBLICOS, no uso da competência que lhe foi subdelegada pelo art. 10 da Portaria MGI nº 572, de 8 de março de 2023, publicada no Diário Oficial da União de 9 de março de 2023, e demais informações que constam do Processo nº 19975.043097/2024-31, resolve:
Art. 1º Designar PEDRO ASSUMPÇÃO ALVES, matrícula Siape nº 1695689, para exercer a Função Comissionada Executiva, de caráter temporário, código FCE 3.13, nos termos do art. 2º do Decreto nº 11.870, de 28 de dezembro de 2023, destinada ao acompanhamento e à avaliação da implementação do Concurso Público Nacional Unificado, e ao planejamento de suas novas edições, no âmbito da Secretaria de Gestão de Pessoas deste Ministério, ficando dispensado da função que atualmente ocupa.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
CRISTINA KIOMI MORI
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores