Provas objetivas do Concurso Nacional Unificado ocorreram na tarde de ontem (5), com abstenção de quase 43%. Prazo para interposição de recursos ficará aberto até quarta-feira (8)
Samuel Peressin Publicado em 06/10/2025, às 11h21 - Atualizado às 11h27
Os gabaritos oficiais preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado foram divulgados na manhã de hoje (6). O prazo para interposição de recursos vai até quarta-feira (8).
As provas objetivas ocorreram na tarde de ontem (5). De acordo com o governo federal, 436.582 candidatos compareceram para realizar os exames. O número de ausentes (324.971) corresponde a 42,8% do total de inscritos (761.528).
A segunda edição do chamado "Enem dos Concursos" oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais. Estão em disputa cargos de níveis médio, técnico e superior de ensino, com salários entre R$ 4.559,66 e R$ 16.413,35.
+ 🌎 Fique por dentro de todos os concursos abertos no Brasil
As notas finais das provas objetivas, além da convocação para a segunda fase do certame, serão divulgadas em 12 de novembro. As avaliações discursivas estão marcadas para 7 de dezembro.
A primeira lista de classificação tem publicação prevista para 30 de janeiro de 2026. Na mesma data, também começarão a ser chamados os candidatos que concorrem a carreiras com etapas complementares, entre elas:
Repetindo a edição anterior do certame, o governo adotou o modelo de ordenamento das vagas por blocos temáticos (são nove, ao todo). Cada um deles concentra órgãos e carreiras por áreas de atuação semelhantes. A distribuição é a seguinte:
Há postos para enfermeiro, médico, nutricionista, contador, psicólogo, pesquisador, farmacêutico, arquiteto, engenheiro, técnico em assuntos culturais, técnico em enfermagem, entre outras diversas carreiras (veja todas as opções aqui).
Do total de vagas em disputa, 2.480 são para contratação imediata. Segundo o governo federal, as demais 1.172 chances serão preenchidas no curto prazo após a homologação dos resultados.
Em relação às cotas, o certame reserva 25% das oportunidades a negros, 5% a pessoas com deficiência, 3% a indígenas e 2% a quilombolas, totalizando 35% dos postos destinados a ações afirmativas.
A seleção permite que os candidatos concorram a mais de um cargo dentro do mesmo bloco temático. A ordem de preferência entre as vagas disponíveis no segmento escolhido pôde ser indicada no ato da inscrição.
Dos 3.652 postos, 2.089 são para trabalhar no Distrito Federal, que abriga a maioria dos órgãos federais. As demais oportunidades serão preenchidas em estados de todas as regiões do Brasil.
Publicação do edital: 30 de junho
Inscrições: de 2 a 20 de julho
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 2 a 8 de julho
Pagamento da taxa de inscrição: até 21 de julho
Aplicação da prova objetiva: 5 de outubro
Envio de títulos: de 13 a 19 de novembro
Aplicação da prova discursiva: 7 de dezembro
Divulgação da primeira lista de classificação: 30 de janeiro de 2026
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o certame, como atribuições e conteúdo programático, na página do Concurso Nacional Unificado
concursos autorizados concursos abertos concursos 2025 provas anterioresO Governo Federal do Brasil é o Poder Executivo no âmbito da União. É sediado em Brasília e é o responsável pelos interesses da administração federal em todo território nacional. Tem como mandatário o presidente da República.