Concurso Nacional Unificado deve contar com segunda ediçao em 2025, incluindo oportunidades em diversos órgãos federais
Fernando Cezar Alves Publicado em 31/12/2024, às 08h06
A publicação do edital da segunda edição do Concurso Nacional Unificado, inicialmente prevista para ocorrer em março, deve atrasar. Acontece que, na última segunda-feira, 30 de dezembro, a ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que qualquer decisão sobre o certame somente deverá ser confirmada a partir de fevereiro. Durante entrevista coletiva, a ministra reforçou que a intenção é manter a continuidade de novas seleções. Porém, alguns pontos ainda devem ser definidos. Nesta terça-feira, 31 de dezembro, o governo deve encaminhar uma medida provisória ao Congresso Nacional com 38 pontos acordados pelo Ministério da Gestão nas mesas de negociação das carreiras civis do funcionalismo federal.
Além disso, entre os principais motivos para uma revisão dos prazos inicialmente previstos contemplam o término da primeira edição, que somente deve ocorrer em fevereiro, bem como a necessidade de aguardar alguma definição sobre o orçamento federal de 2025.
A medida provisória prevê a criação de 1.500 vagas para dois cargos transversais, que poderão ser oferecidos em uma próxima seleção, distribuídas da seguinte forma:
Nos dois casos, para concorrer será necessário possuir formação de nível superior, com remunerações iniciais de R$ 9.711, podendo chegar a R$ 21.070, no final da carreira, com 20 níveis.
Em agosto, Dweck já havia antecipado que é possível que a nova edição conte com uma menor oferta de vagas do que o concurso realizado em 2024, de acordo com as necessidades que forem constatadas. Na ocasião, também já havia mencionado a intenção de criar um novo cargo transversal, ou seja, que possa atender diversos órgãos públicos federais.
Também reforçou que estão sendo avaliados os critérios da prova aplicada na primeira edição, para definir se ocorrerá algum tipo de alteração no segundo concurso.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores