Concurso Nacional Unificado deve contar com segunda ediçao em 2025, incluindo oportunidades em diversos órgãos federais
Fernando Cezar Alves Publicado em 31/12/2024, às 08h27
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado poderá contar com oportunidades para dois novos cargos transversais, que estão sendo criados pelo Governo Federal. A confirmação foi feita na última segunda-feira, 30 de dezembro, pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, durante entrevista coletiva. De acordo com ela, novas definições sobre o certame devem ocorrer a partir de fevereiro. Nesta terça-feira, 31 de dezembro, o governo deve encaminhar uma medida provisória ao Congresso Nacional com 38 pontos acordados pelo Ministério da Gestão nas mesas de negociação das carreiras civis do funcionalismo federal.
A medida provisória prevê a criação de 1.500 vagas para dois cargos transversais, que poderão ser oferecidos em uma próxima seleção, distribuídas da seguinte forma:
Embora a medida provisória crie 1.500 vagas, a expectativa é de que o próximo concurso unificado não contemple todas, mas aproximadamente 600 ou 700.
Nos dois casos, para concorrer será necessário possuir formação de nível superior, com remunerações iniciais de R$ 9.711, podendo chegar a R$ 21.070, no final da carreira, com 20 níveis.
As carreiras transversais são aquelas que podem ser aproveitadas pelos diversos órgãos do governo, de acordo com as necessidades pontuais.
A medida provisória também prevê a criação dos seguintes cargos, mediante transformação:
Desenvolvimento de políticas públicas da justiça e defesa
Desenvolvimento socioeconômico
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores