Concurso Nacional Unificado tem 1.000 vagas sem exigência de formação específica

Começam nesta sexta (19) as inscrições para o Concurso Nacional Unificado, que visa preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais. Há chances para várias áreas

Mylena Lira   Publicado em 18/01/2024, às 21h39

Divulgação

A partir desta sexta-feira, dia 19 de janeiro, começam as inscrições para o Concurso Nacional Unificado, que visa preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais. Destas, 1.000 oportunidades são destinadas a candidatos de qualquer área de conhecimento, não exigindo formação específica. Essa é uma excelente notícia para concurseiros com nível superior, pois abre as portas para profissionais de diferentes formações participarem do certame.

As vagas sem exigência de formação específica estão distribuídas em diversos órgãos, incluindo a Advocacia-Geral da União (AGU), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Além disso, ministérios importantes como o da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); da Agricultura e Pecuária (Mapa); da Cultura (MinC); da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); da Justiça e Segurança (MJSP); do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Planejamento e Orçamento (MPO) também oferecem oportunidades para candidatos de diversas áreas. Todas as 1.000 vagas estão ofertadas no edital do Bloco 7, que trata das carreiras voltadas para a Gestão Governamental e Administração Pública.

+Atenção engenheiros: Concurso Nacional Unificado oferta 384 vagas na área

Inscrições online

O período de inscrições terá início nesta sexta-feira (19) e se estenderá até o dia 9 de fevereiro. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo Portal Gov.br, e ao final do processo, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU) como única forma de pagamento da taxa de inscrição, que será de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior.

É importante ressaltar que candidatos cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e aqueles que cursaram faculdade com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), além de doadores de medula óssea, estarão isentos da taxa de inscrição.

As vagas estão distribuídas em oito blocos temáticos e será permitida apenas uma inscrição por CPF e somente para um dos blocos. Porém, será possível optar por disputar todos os cargos e vagas do bloco escolhido, indicando ordem de preferência para convocação e posse. As provas estão programadas para o dia 5 de maio e serão aplicadas em 220 cidades em todo o país, incluindo o Distrito Federal. 

Classificação e posse

A classificação dos candidatos será baseada na nota obtida, dando prioridade à ordem de preferência indicada no ato da inscrição. Caso o candidato não obtenha nota suficiente para a primeira opção, mas alcance a pontuação necessária para a segunda escolha, será convocado para assumir o cargo da segunda opção.

Uma característica diferencial do certame é a possibilidade de utilizar as listas de classificação também para a ocupação de cargos temporários. Se o candidato aceitar um cargo temporário, continuará na lista de espera para os outros cargos. O concurso terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses, oferecendo oportunidades não apenas para cargos efetivos, mas também para temporários.

Confira os editais do CNU

A seguir, encontram-se os links para acesso a cada um dos oito editais publicados:

Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharias
Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informação
Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas
Bloco 4: Trabalho e Saúde do Servidor
Bloco 5: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Bloco 6: Setores Econômicos e Regulação
Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública
Bloco 8: Nível Intermediário

++++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade no JC Concursos. 

Sociedade Brasil

Sobre Governo Federal

O Governo Federal do Brasil é o Poder Executivo no âmbito da União. É sediado em Brasília e é o responsável pelos interesses da administração federal em todo território nacional. Tem como mandatário o presidente da República.