Concurso PC CE: "é o primeiro que irei fazer", anuncia governador

Novo concurso PC CE (Polícia Civil do Estado de Ceará) foi anunciado pelo governador Elmano de Freitas; cargos ainda serão confirmados

Fernando Cezar Alves   Publicado em 31/01/2023, às 13h00 - Atualizado às 13h23

Concurso PC CE: sede da PC CE: Google Maps

O governador Elmano de Freitas voltou a confirmar, nesta terça-feira, 31 de janeiro, que o concurso PC CE (Polícia Civil do Ceará) será o primeiro da sua gestão. O anúncio foi feito durante evento de transmissão do cargo de delegado geral da corporação. "Será o primeiro que irei fazer", disse. Ressaltou, ainda, que está ciente da necessidade de reposição de pessoal não só na PC CE, mas em todo o funcionalismo. "Mas no caso específico da Polícia Civil não é só o caso de reposição de pessoal. Nós precisamos aumentar o efetivos de servidores", reforçou. Vale lembrar que Freitas já havia prometido prioridade para o certame no dia 5 de janeiro, durante evento realizado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Ceará. Novas informações devem ser divulgadas em breve.

Embora cargos e vagas ainda não tenham sido confirmados pela PC CE, uma ação civil pública foi ajuizada  pelo Ministério Público do Estado (MP CE) em outubro, determinando a necessidade de novas seleções para os seguintes cargos:  

Saiba como foi a última seleção

O último concurso PCE CE, realizado em 2021, contou com uma oferta de 1.500 vagas, sendo 500 para preenchimento imediato e 1.000 para formar cadastro reserva de pessoal, para as carreiras de escrivão e inspetor.

Para o cargo de inspetor foram 1.200 postos, sendo 400 imediatas e 1.200 cadastros. Dos 400 postos imediatos, 300 foram para a ampla concorrência, 20 para portadores de deficiência e 80 cotas raciais. Das 800 vagas de cadastro foram 600 para ampla concorrência, 60 para deficientes e 160 para cotas raciais. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Idecan.

No caso de inspetor foram 300, sendo 100 imediatas e 200 cadastros. Das imediatas foram 5 para portadores de deficiência e 20 para cotas raciais. Dos 200 cadastros, 150 para ampla concorrência, 10 para deficientes e 40 para cotas raciais.

A prova objetiva contou com 100 questões, da seguinte forma:

Em conhecimentos comuns os temas abordados foram os seguintes:

Já em conhecimentos específicos:

A prova discursiva contou com quatro questões sobre o conteúdo programático

Ao todo o certame contou com cinco etapas, da seguinte forma:

concursos concursos ce (ceará) concursos 2024 provas anteriores