Novo concurso PC CE (Polícia Civil do Estado de Ceará) foi anunciado pelo governador Elmano de Freitas; cargos ainda serão confirmados
Fernando Cezar Alves Publicado em 05/01/2023, às 13h47 - Atualizado às 14h07
A realização do concurso PC CE (Polícia Civil do Estado do Ceará) voltou a ser confirmada pelo novo governador Elmano de Freitas. Durante evento realizado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Ceará, o governador confirmou a realização de novas seleções para a área de segurança pública, com ênfase pra convocação dos remanescentes da última seleção e publicação do novo edital. O certame já havia sido anunciado pelo governador logo após o segundo turno das eleições, em novembro. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
"Eu quero primeiro chamar os concursados da Polícia Civil e preparar um concurso para aumentar ainda mais o efetivo da Polícia Civil. E eu sei que no momento em que eu aumento o efetivo da Polícia Civil, preciso da retaguarda da polícia forense. Então vamos fazer esse encaminhamento, assim como nós vamos debater um concurso da polícia penal, para que policiais militares que hoje estão no sistema prisional retornem à Polícia Militar para fazer a segurança da rua para o cidadão e cidadã", disse.
Em novembro, o governador anunciou que a intenção é dobrar o efetivo da PC CE durante a nova administração. A oferta de vagas somente deve ser confirmada após a convocação dos remanescentes da última seleção.
Em outubro, uma ação civil pública foi ajuízada pelo Ministério Público do Estado (MP CE), determinando a necessidade de novas seleções para os seguintes cargos:
O último concurso PCE CE, realizado em 2021, contou com uma oferta de 1.500 vagas, sendo 500 para preenchimento imediato e 1.000 para formar cadastro reserva de pessoal, para as carreiras de escrivão e inspetor.
Para o cargo de inspetor foram 1.200 postos, sendo 400 imediatas e 1.200 cadastros. Dos 400 postos imediatos, 300 foram para a ampla concorrência, 20 para portadores de deficiência e 80 cotas raciais. Das 800 vagas de cadastro foram 600 para ampla concorrência, 60 para deficientes e 160 para cotas raciais. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instiuto Idecan.
No caso de inspetor foram 300, sendo 100 imeditas e 200 cadastros. Das imediatas foram 5 para portadores de deficiência e 20 para cotas raciais. Dos 200 cadastros, 150 para ampla concorrência, 10 para deficientes e 40 para cotas raciais.
A prova objetiva contou com 100 questões, da seguinte forma:
Em conhecimentos comuns os temas abordados foram os seguintes:
Já em conhecimentos específicos:
A prova discursiva contou com quatro questões sobre o conteúdo programático
Ao todo o certame contou com cinco etapas, da seguinte forma:
concursos concursos ce (ceará) concursos 2024 provas anteriores