Concurso PC ES (Polícia Civil do Estado do Espírito Santo) deve ser realizado em breve, com 1.000 vagas para carreira de oficial investigador
Fernando Cezar Alves Publicado em 22/10/2024, às 08h38
O primeiro concurso PC ES (Polícia Civil do Estado do Espírito Santo) para o cargo de oficial investigador está cada vez mais próximo de ter início. Acontece que o governador Renato Casagrande sancionou a lei complementar 1.093, que cria o cargo, de acordo com documento publicado no diário oficial do estado desta terça-feira, 22 de outubro. A sanção era aguardada desde 15 de outubro, quando a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei de criação da carreira.
Ao todo, a lei cria 2.740 vagas para o cargo, que unifica os cargos de agente de polícia, investigador e escrivão. No entanto, a expectativa é de que o próximo concurso PC ES conte com uma oferta de 1.000 oportunidades. Para concorrer ao novo cargo será necessário possuir formação de nível superior em qualquer área, com remuneração inicial, atualizada, de R$ 7.857,33.
Além disso, a remuneração contará com os seguintes reajustes:
De acordo com a lei, o concurso deve contar com as seguintes etapas:
O último concurso PC ES ocorreu em 2022, somente para o cargo de delegado. Ao todo foram oferecidas 40 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.
A prova objetiva contou com um total de 80 questões, versando sobre as seguintes disciplinas:
A seleção contou, ainda, com as seguintes etapas: