Concurso PC MS (Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul) será para agente de polícia, incluindo os cargos de investigador e escrivão,
Fernando Cezar Alves Publicado em 11/12/2024, às 08h26
A publicação do edital do novo concurso PC MS (Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul) está prevista para ocorrer até março. A confirmação foi feita na última segunda-feira, 9 de dezembro, pelo secretário de segurança pública, Antonio Carlos Videira, junto com governador Eduardo Riedel, durante lançamento da Operação Boas Festas. A expectativa inicial era dar início ao certame ainda em dezembro, o que não deve mais ocorrer.
Ao todo, a PC MS oferecerá 400 vagas para a carreira de agente de polícia judiciária, distribuídas da seguinte forma:
Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior, além de carteira de habilitação a partir da categoria "B". A remuneração inicial das duas categorias atualmente é de R$ 5.295.
É importante ressaltar que foi aprovado o projeto de lei complementar (PLC) 9/2024, que inclui o curso de tecnólogo como requisito para os cargos de agente de polícia judiciária e agente de polícia científica.
Também tramita, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei complementar 17/2024, que define novos critérios para a seleção.
Caso a provado, o certame contará com duas etapas. A primeira incluirá as seguintes avaliações:
A segunda etapa será composta de um curso de formação profissional.
O último concurso PC MS foi realizado em 2021, com uma oferta de 36 vagas. A banca organizadora foi a Fapec. Na ocasião também foram oferecidas oportunidades para cargos de delegado e peritos em diversas áreas de atuação.
Ao todo, a seleção contou com as seguintes etapas:
A parte objetiva contou com temas sobre as seguintes disciplinas: