Concurso PC MT (Polícia Civil do Mato Grosso) está previsto para cargos de nível superior, para investigador, delegado e escrivão
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 30/09/2021, às 08h37 - Atualizado às 14h38
O edital do novo concurso PC MT (Polícia Civil do Mato Grosso) deve ser divulgado já no decorrer de outubro. A confirmação foi feita pelo próprio governador Mauro Mendes, na última quarta-feira, 29 de setembro, em entrevista à CBN. Embora a oferta de vagas ainda não esteja definida, os cargos já foram confirmados: escrivão, investigador e, possivelmente, delegado."Acredito que nos próximos 15 dias a gente feche isso. Estamos trabalhando para que a segurança fique melhor, seja mais eficiente, precisamos usar um pouco mais de tecnologia. Acredito que agora no mês de outubro nós vamos finalizar isso e, muito provavelmente, publicar o edital", disse. Além deste, o governador também confirmou que também deverá ser publicado o edital da PM MT (Polícia Militar).Novas informações devem ser confirmadas em breve.
O certame já conta com comissão formada desde agosto e a expectativa é de que o nome da banca organizadora seja confirmada no decorrer dos próximos dias.
Embora o número de vagas ainda não tenha sido anunciado, o órgão conta com aval no orçamento de 2021 para o preenchimento de 2.632 vagas, destinadas a três cargos, todos com exigência de nível superior para ingresso. No caso de delegado também será exigida carteira de habilitação nas categorias "C" ou "D".
Do total de postos, 1.944 são para o cargo de investigador de polícia, 530 de escrivão e 158 delegados. Para investigador e escrivão, na época do aval, em 2018, os iniciais eram de R$ 5.310,83, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, para os cargos de escrivão e investigador.
No caso de escrivão do concurso PC MT, as atividades estão relacionadas com o recolhimento e análise de dados de interesse da investigação policial, em assessoria e sob designação de autoridade policial, além de cumprir despachos e portarias registradas por escrito pela autoridade, bem como lavrar os seguintes atos procedimentais: certificar atos cartorários e expedir intimações e notificações.
Já ao investigador cabe proceder, na ausência de autoridade policial, os devidos encaminhamentos aos procedimentos policiais nas tarefas que não forem privativas de autoridade policial, realizar intimações e notificações, assessorar estudos para a execução de projetos de organização e reorganização na área policial, efetuar prisões em flagrante e arrecadar instrumentos relacionados à prática de infrações penais, de acordo com as disposições legais.
O último concurso PC MT para estas carreiras ocorreu em 2013 e foi organizado pela Funcab e contou com duas fases. Na primeira os participantes foram submetidos a provas objetivas, prova de digitação para escrivão, exames de saúde, testes de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social. Na segunda, os candidatos foram submetidos a um curso de formação profissional.
A parte objetiva contou com 70 questões, sendo 15 de língua portuguesa, dez de conhecimentos gerais e 45 de conhecimentos específicos. Das dez de conhecimentos gerais foram duas de ética e filosofia, quatro de atualidades e quatro de história e geografia do Mato Grosso. Já das 45 de conhecimentos específicos, cinco de noções de informática, seis de noções de direito administrativo, seis de noções de direito constitucional, seis de organização e estatuto da Polícia Judiciária Civil/MT, dez de noções de direito processual penal e 12 de noções de direito penal.
concursos concursos mt (mato grosso) concursos 2024 provas anteriores