Concurso PM PA (Polícia Militar do Pará) contará com 2.405 vagas para soldados e oficiais combatentes. Edital até dezembro
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 15/09/2020, às 11h28 - Atualizado às 15h28
A assinatura do contrato com a banca do aguardado concurso PM PA (Polícia Militar do Pará) depende apenas do término da análise dos recursos apresentados contra a decisão do processo licitatório. À princípio, a escolhida, de acordo com publicação em diário oficial, em 31 de agosto, é o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). Porém, as demais participantes apresentaram contestações, até 4 de setembro, que ainda estão sendo avaliados. Caso não sejam considerados procedentes, a corporação poderá assinar o contrato com a empresa. O edital de abertura de inscrições segue previsto para ser publicado até dezembro. Novas informações devem ser confirmadas em breve.
Ao todo serão oferecidos 2.405 postos, sendo 2.310 para soldados e 95 para oficiais combatentes. No caso de praças será necessário possuir ensino médio, enquanto que para oficiais será exigido nível superior, com remunerações iniciais que devem ser de R$ 2.936,80 para praças e R$ 5.937,36 para oficiais.
Além do Iades, outras cinco empresas participaram do processo licitatório: Cebraspe, Cetap, Instituto AOCP, Consulplan e Fadesp.
Segundo informações do projeto do concurso, no caso de praças, os interessados devem possuir idade de 18 a 30 anos, com altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Para oficiais, o concurso deve contar com limite de idade de 35 anos, também com altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
A expectativa do órgão é de que o concurso contem com até 102.695 candidatos, sendo 88.060 para praças e 14.635 para oficiais.
No concurso PM PA, de acordo com o projeto básico da licitação, os candidatos poderão ser avaliados por meio de cinco fases, incluindo provas objetivas e discursivas, avaliação de saúde, testes de aptidão física, avaliação psicológica e investigação de antecedentes criminais.
De acordo com o documento, a aplicação das provas poderá ocorrer nas cidades de Belém, Marabá, Santarém, Altamira, Redenção e Itaituiba.
O último concurso PM PA para a corporação ocorreu em 2016, quando foram oferecidas 2.194 vagas, sendo 2.000 para soldados, 160 para oficiais militares, 26 para oficiais da saúde e oito para quadros complementares. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa (Fadesp).
No caso de praças, a parte objetiva contou com 70 questões, sendo dez de língua portuguesa, seis de matemática, oito de atualidades, dez de noções de direito, dez de legislação institucional, oito de história e oito de geografia.
Além da prova objetiva, a seleção contou com testes de avaliação física, avaliação psicológica e investigação de antecedentes pessoais
Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores do órgão, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo concurso PM PA, direcionando a preparação para o estilo da banca.
Acompanhe mais detalhes sobre o concurso PM PA (Polícia Militar do Pará), o anexo do edital, cronograma completo do processo de seleção com informações do período de inscrição e prova, atribuições e conteúdo programático para os diversos cargos disponíveis assim que o certame avançar.
concursos concursos 2023 concursos pa (pará) provas anteriores