Concurso PM PE (Polícia Militar do Estado de Pernambuco) para soldados está previsto para ter os editais publicados até dezembro
Fernando Cezar Alves Publicado em 09/09/2022, às 09h49 - Atualizado às 14h08
O novo concurso PM PE (Polícia Militar do Estado de Pernambuco) foi confirmado na última quinta-feira, 8 de setembro, pelo governador Paulo Câmara, por meio de publicação em suas redes sociais. Ao todo serão oferecidas 2.580 vagas, sendo 2.400 para soldados e 180 para oficiais. A seleção faz parte de um pacote de novas seleções na área de segurança, que somam 4. 741 postos, incluindo, ainda, a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. Vale lembrar que, em 31 de agosto, em entrevista à Rádio CBN, o secretário de Defesa Social do estado, Humberto Freire, já havia anunciado que a publicação dos editais deve ocorrer até dezembro. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
Com a confirmação do aval, o próximo passo é publicar a portaria do concurso PM PE no diário oficial. Com isto poderão ser formadas as respectivas comissões e iniciar os preparativos para a elaboração dos editais e escolha da banca organizadora. Somente após a assinatura do contrato com a empresa poderá ser confirmada a data precisa de publicação dos editais de abertura de inscrições.
Vale lembrar que foi sancionada, recentemente, a Lei Complementar nº 498/22 que aumenta a idade do concurso público da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para 30 anos. Para oficial médico, a idade foi alterada para 35 anos.
Uma outra novidade para a seleção é que todas as vagas oferecidas serão para preenchimento imediato, sem previsão de formar cadastro reserva de pessoal.
De acordo com o secretário de Defesa Social, a autorização dos novos concursos possibilitará o fortalecimento do policiamento ostensivo.“Investimentos significativos, incremento de recursos humanos, aquisição de equipamentos e ampliação das estruturas. São essas ações, além da gestão e monitora-mento constante dos indicadores, no âmbito do Pacto pela Vida, que trazem resultados históricos”", disse.
O último concurso PM PE ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 580 vagas, sendo 500 destinadas ao cargo de soldado, 60 para oficial da PM e de 20 para oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A banca organizadora foi a Upenet.
A carreira de soldado exigiu ensino médio completo, carteira de habilitação na categoria “B”, altura mínima de 1,60m para as mulheres e 1,65 para os homens e idade entre 18 e 28 anos. O salário inicial, na ocasião, foi de R$ 2.819,88.
concursos concursos pe (pernambuco) concursos 2024 provas anteriores