Concurso PM PE (Polícia Militar do Estado de Pernambuco) foi confirmado dentro de uma série de seleções em pauta na área de segurança
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 13/06/2022, às 10h00 - Atualizado às 14h08
O novo concurso PM PE (Polícia Militar do Estado de Pernambuco) voltou a ser confirmado, no último sábado, 11 de junho, pelo secretário de defesa social, Humberto Freire, durante evento de formatura do curso de formação de oficiais. "Até o final do ano serão lançados novos editais para as quatro forças", disse, se referindo, além da PM PE, aos certames das Polícias Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros. Novas informações devem ser confirmadas em breve.
O Secretário já havia anunciado o certame em 23 de março. "Já estão autorizados pelo governador novos concursos para todas as operativas da Secretaria de Defesa Social, para que a gente tenha permanentemente o ingresso de novos profissionais nas forças", disse, na ocasião.
No entanto, cargos e vagas ainda deverão ser confirmados. Com isto, o próximo passo é a publicação do aval por parte do governador Paulo Câmara. Cargos , vagas e exigências ainda serão anunciados. Somente após publicação do aval poderão ser iniciados os preparativos para o certame.
O último concurso PM PE ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 580 vagas, sendo 500 destinadas ao cargo de soldado, 60 para oficial da PM e de 20 para oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A banca organizadora foi a Upenet.
Para ingressar na carreira de soldado é necessário possuir ensino médio completo, carteira de habilitação na categoria “B”, altura mínima de 1,60m para as mulheres e 1,65 para os homens e idade entre 18 e 28 anos. O salário inicial, na ocasião, foi de R$ 2.819,88.
Para oficial da PM a exigência é de nível superior em direito, enquanto que oficial bombeiro militar requer curso superior em qualquer área de conhecimento. Ambas as funções ainda demandam carteira de habilitação na categoria “B”, altura mínima de 1,60m para as mulheres e 1,65m para os homens e idade entre 18 e 28 anos. A remuneração do segundo-tenente PM/bombeiro militar, na ocasião, foi de R$ 9.007,56.
A seleção contou com as seguintes etapas:
A prova objetiva contou com as seguintes disciplinas: