Concurso PM PI (Polícia Militar do Estado do Piauí) deve ser realizado após a nomeação de aprovados na última seleção
Fernando Cezar Alves Publicado em 26/06/2024, às 09h02
Um novo concurso PM PI (Polícia Militar do Estado do Piauí) está previsto para ser realizado no decorrer do próximo ano. A seleção foi anunciada na última terça-feira, 25 de junho, pelo governador Rafael Fonteles, durante solenidade de comemoração dos 189 anos da corporação. De acordo com ele, no segundo semestre deverão ser convocados 500 aprovados no último certame para o curso de formação, com mais mil no próximo ano. Após estas convocações, um novo edital deve ser liberado.
Desta forma, por enquanto ainda não há uma definição de cargos e vagas para o próximo edital da PM PI, bem como alguma previsão específica de quando o edital poderá ser liberado.
Disse o governador:
"Já autorizamos, através de um projeto de lei aprovado pela Assembleia, a correção de redações de quem não tinha ficado classificado no último concurso da PM. Então essas redações serão corrigidas pelo Nucepe, e provavelmente em meados do segundo semestre teremos o resultado, e chamaremos uma nova turma do curso de formação com pelo menos quinhentos novos nomes já nesse ano. E no ano seguinte, outra turma, então, pelo menos outros mil irão vir do próprio concurso já realizado. Quando encerrar esse chamamento, a gente fará novo concurso da Polícia Militar, assim como já foi anunciado o concurso da Polícia Civil para o próximo ano. E tanto o concurso da Polícia Penal e do Bombeiro seguem com quatrocentas vagas, cada um"
O último concurso PM PI para soldados ocorreu em 2021, quando foram oferecidas 1.000 vagas, sendo 900 para homens e 100 para mulheres. A banca organizadora, na ocasião, foi a Nucepe.
A prova objetiva contou com 60 questões, versando sobre as seguintes disciplinas:
Posteriormente, a seleção contou com as seguintes etapas: