Concurso PM PI Previsto

Orgão: PM PI - Polícia Militar do Piauí
Nº vagas: 1000
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Soldado
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: PI

Publicado em 08/10/2020, às 14h26 - Atualizado em 25/11/2020, às 15h37


O concurso PM PI (Polícia Militar do Piauí)  deve ter seu edital publicado até dezembro, segundo o comandante da corporação, coronel Lindomar Castilho. A oferta deve ser de 1.000 vagas, sendo 500 iniciais e 500 posteriores, incluindo praças e oficiais. Para concorrer ao cargo de soldado é necessário possuir ensino médio, com idade de 18 a 30 anos. A remuneração inicial, no último concurso, em 2017, foi de R$ 3.100. Para o novo ainda deverá ser confirmada.

Concurso PM PI: saiba mais sobre a seleção

O edital do novo  concurso PM PI (Polícia Militar do Piauí) deve ser publicado, no mais tardar, até dezembro. A confirmação é do comandante geral da corporação, coronel Lindomar Castilho. Em entrevista, na última sexta-feira, 6 de novembro, para o portal Cidade Verde, ele disse que acredita que a seleção contará com uma oferta de 1000 vagas para praças e oficiais, sendo 500 imediatas e 500 posteriormente. O quantitativo é um pouco menor que a solicitação encaminhada ao governo, que era de 1.040. "Acredito que ainda este ano sairá o edital do concurso. Já houve tratativa com o governador e há interesse da parte dele, mas ele está analisando o melhor momento e as condições financeiras do estado. Estamos confiantes que ainda este ano o governador possa autorizar", disse.

Para concorrer ao cargo de soldado é necessário possuir ensino médio, com idade de 18 a 30 anos. A remuneração inicial, no último concurso, em 2017, foi de R$ 3.100. Para o novo ainda deverá ser confirmada.

Ainda de acordo com o comandante, a banca organizadora já está praticamente escolhida e deverá ser o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe). 

O comandante ressaltou, ainda, que o concurso deve contar com seis etapas, com seis meses de formação para praças e dois anos para oficiais, de forma que, tendo início ainda em 2020, todos os novos servidores poderão ser empossados até 2022.

O edital do novo concurso vem sendo aguardado desde janeiro, quando o governador Wellington Dias anunciou que a seleção teria início em maio, o que acabou não se concretizando. Posteriormente, em outubro, o governador voltou a se pronunciar, dizendo que o edital seria publicado ainda naquele mês, o que também não foi cumprido.

Concurso PM PI: saiba como foi a última seleção

O último concurso PM PI, em 2017, contou com uma oferta de 400 vagas, destinadas a ambos os sexos. A banca organizadora, na ocasião, foi o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).

A seleção foi composta de cinco fases, incluindo provas objetivas na primeira, exames de saúde médico e odontológico na segunda, testes de aptidão física na terceira, avaliação psicológica na quarta e investigação social na última.

A parte objetiva contou com 60 questões, sendo 40 de conhecimentos gerais, com peso um, e 20 de conhecimentos específicos, com peso dois.

Em conhecimentos gerais foram 14 de língua portuguesa, 7 de matemática, 12 de conhecimentos gerais e 7 de noções de informática. Já em conhecimentos específicos, 7 de legislação da PMPI e 13 de noções de direito.

Concurso PM PI: veja dicas de preparação emocional


Notícias do concurso PM PI

Provas PM PI - Polícia Militar do Piauí

Nenhuma prova encontrada


Comentários

Mais Lidas