Das ofertas do concurso PM PR (Polícia Militar do Paraná), 2.000 são para soldado da PM e 400 para o Corpo de Bombeiros do Paraná
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 04/03/2020, às 10h38 - Atualizado às 14h45
O edital do novo concurso da PM PR (Polícia Militar do Paraná) deve ser publicado até o próximo dia 13 de março. O último empecilho foi encerrado na última terça-feira, 3 de março, quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o contrato com a banca organizadora, que será a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar/UFPR). A intenção é liberar o documento em até 10 dias após a assinatura do contrato. O edital terá um total de 2.400 vagas, sendo 2.000 para o próprio quadro da PM e as outras 400 para o Corpo de Bombeiros do Paraná. "Não se faz Segurança Pública sem a força física. Com esse compromisso, nós damos hoje início ao concurso público com mais de 2.400 profissionais que vão equipar e colaborar com a nossa Polícia Militar do Paraná", disse o governador.
Para concorrer ao cargo é necessário ensino médio, idade de 18 a 30 anos e carteira de habilitação a partir da categoria "B". A remuneração inicial é de R$ 1.895,72, chegando a R$ 4.180,07 após o curso de formação e estágio probatório.
Vale lembrar que a abertura do processo seletivo tem sido cobrada desde o ano passado, com o deputado estadual Mauro Moraes discutindo várias vezes o assuntos com o então governador Beto Richa.
Mas a autorização oficial saiu com o novo governador, Ratinho Jr., no dia 23 de outubro, conforme despacho publicado.
Assim que publicado o certame, os interessados deverão cumprir os requisitos para pleitear o cargo de soldado:
Realizado em 2012, o edital da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná ofereceu 4.445 vagas para soldado e 819 para bombeiro militar.
A prova intelectual apresentou 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, sete de matemática, seis de história, seis de geografia, cinco de informática, três de estatuto da criança e adolescente e três de atualidades.