Orgão: | PM PR - Polícia Militar do Paraná |
Nº vagas: | 2400 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 100,00
Até R$ 100,00 |
Cargos: | Soldado |
Áreas de Atuação: | Segurança Pública |
Escolaridade: | Ensino Médio |
Faixa de salário: | De R$ 4263,67 Até R$ 4263,67 |
Organizadora: | NC-UFPR |
Estados com Vagas: | PR |
Abertura das inscrições | 04/08/2020 |
Encerramento das inscrições | 02/09/2020 |
Prova | 13/06/2021 |
Redação
Publicado em 10/09/2018, às 11h32 - Atualizado em 14/06/2021, às 18h00
O concurso PM PR (Polícia Militar do Paraná) preencherá 2.400 vagas de soldado, sendo 400 para o quadro do Corpo de Bombeiros. Os candidatos devem possuir nível médio, idade até 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "B" ou superior.
Além de Curitiba, as vagas estão distribuídas entre as outras quatro regiões militares do Estado, cujas sedes ficam em Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.
A seleção limita o ingresso de mulheres a até 50% das oportunidades em disputa. Para concorrentes negros, o percentual corresponde a 10% do total de postos.
Soldado PM – desempenho do policiamento ostensivo e outras missões necessárias à preservação da ordem pública; atuar preventivamente, como força de dissuasão, e repressivamente, em caso de perturbação da ordem, precedendo o eventual emprego das Forças Armadas; atender à convocação, inclusive mobilização, do Governo Federal; realizar serviços de busca, salvamento, prevenção e combate a incêndio; executar as atividades de defesa civil; exercer a polícia judiciária militar estadual; fornecer, mediante solicitação ou ordem judicial, força policial-militar, em apoio ao Ministério Público e ao Poder Judiciário; garantir o exercício do poder de polícia dos órgãos e entidades públicas, na forma da lei; executar missões de honra, guarda, assistência militar, segurança e transporte de dignitários; estabelecer normas relativas à atividade de polícia ostensiva.
Soldado Corpo de Bombeiros – desempenho da prevenção e o combate a incêndios, ações de busca e salvamento de pessoas e ações relacionadas com a defesa civil, além das atribuições previstas em lei.
Língua portuguesa - à apreensão do significado global dos textos; ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc. ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.
Raciocínio lógico - Resolução de problemas numéricos, porcentagem, conjuntos e contagem. 2. Sistemas, equações e regra de três simples. 3. Área, volume e capacidade. 4. Cálculo da média, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos.
Informática - 1. Noções de Informática: conceitos básicos de operação com arquivos nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior). 2. Noções consistentes de uso de Internet para a informação (Mozilla Firefox e Google Chrome) e correio eletrônico nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior). 3. Noções de trabalho com computadores em rede interna, nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior). 4. Noções de escrita e editoração de texto utilizando LibreOffice-Writer (versão 5.0.6 ou superior). 5. Noções de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas utilizando o LibreOffice-Calc (versão 5.0.6 ou superior). 6. Noções, como usuário, do funcionamento de computadores e de periféricos (impressoras e digitalizadoras). 7. Noções, como usuário, dos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior).
História - 1. Brasil Colônia. 1.1. Sistema colonial: sociedade do açúcar e da mineração. 1.2. Paraná: movimentos de ocupação do território. 1.3. A Família Real no Brasil (1808-1822). 2. Brasil Império. 2.1. Paraná: a dinâmica do tropeirismo. 2.2. Café: escravidão e trabalho livre. 2.3. A emancipação política do Paraná. 2.4. O ciclo da erva-mate. 2.5. A queda da monarquia. 3. Brasil República. 3.1. Implantação do regime republicano e conflitos sociais. 3.2. A Guerra do Contestado. 3.3. Política oligárquica e coronelismo. 3.4. A era Vargas: Estado, Trabalho e Cultura. 3.5. O Golpe Civil-Militar de 1964. 3.6. Movimentos de resistência à ditadura. 3.7. A abertura política. 3.8. A Nova República e as características do Estado Democrático de Direito estabelecidas pela Constituição de 1988. 3.8.1. Cidadania e movimentos sociais. 3.8.2. A questão da desigualdade e da inclusão social. 3.8.3. A Democracia e o papel das instituições de segurança pública.
Geografia - 1. População e estruturação socioespacial em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo). 1.1. Teorias e conceitos básicos em demografia e políticas demográficas. 1.2. Estrutura demográfica, distribuição da população e novos arranjos familiares. Movimentos, redes de migração e impactos econômicos, culturais e sociais dos deslocamentos populacionais. População, meio ambiente e riscos ambientais. 1.3. Transformação das relações de trabalho e economia informal. 1.4. Diversidade étnica e cultural da população. 1.5. Geografias das diferenças: questões de gênero, sexualidade e étnico-raciais. 1.6. Espacialidades e identidades territoriais. 2. Estrutura produtiva, economia e regionalização do espaço em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo). 2.1. O espaço geográfico na formação econômica capitalista. 2.2. Exploração e uso de recursos naturais. 2.3. Estrutura e dinâmica agrárias. 2.4. Industrialização, complexos industriais, concentração e desconcentração das atividades industriais. 2.5. Espacialidade do setor terciário: comércio, sistema financeiro. 2.6. Redes de transporte, energia e telecomunicações. 2.7. Processos de urbanização, produção, planejamento e estruturação do espaço urbano e metropolitano. 2.8. As relações rurais-urbanas, novas ruralidades e problemáticas socioambientais no campo e na cidade. 2.9. Evolução da estrutura fundiária, estrangeirização de terras, reforma agrária e movimentos sociais no campo. 2.10. Agronegócio: dinâmica produtiva, econômica e regional. 2.11. Povos e comunidades tradicionais e conflitos por terra e território no Brasil. 2.12. Produção e comercialização de alimentos, segurança, soberania alimentar e agroecologia. 3. Formação, estrutura e organização política do Brasil e do mundo contemporâneo. 3.1. Produção histórica e contemporânea do território no Brasil. 3.2. Federalismo, federação e divisão territorial no Brasil. 3.3. Formação e problemática contemporânea das fronteiras. 3.4. Conflitos geopolíticos emergentes: ambientais, sociais, religiosos e econômicos. 3.5. Ordem mundial e territórios supranacionais: blocos e fluxos econômicos e políticos, alianças militares e movimentos sociais internacionais. 3.6. Regionalização e a organização do novo sistema mundial. 3.7. Globalização: características, impactos negativos e positivos. 4. A representação do espaço terrestre. 4.1. A evolução das representações cartográficas e a introdução das novas tecnologias para o mapeamento, através do sensoriamento remoto (fotografias aéreas e imagens de satélite) e dos Sistemas de Posicionamento Terrestre (GPS). 4.2. As formas básicas de representação do espaço terrestre e das distribuições dos fenômenos geográficos (mapas, cartas, plantas e cartogramas). 4.3. Escalas, reconhecimento e cálculo. 4.4. Sistema de coordenadas geográficas e a orientação no espaço terrestre. 4.5. Projeções cartográficas. 4.6. Identificação dos principais elementos de uma representação cartográfica, leitura e interpretação de tabelas, gráficos, perfis, plantas, cartas, mapas e cartogramas.
Legislação - 1. Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e suas alterações. 1.1. Parte geral: Título I – Das Disposições Preliminares. Título II – Dos Direitos Fundamentais: Capítulos I (Do Direito à Vida e à Saúde), II (Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade), III (Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária), IV (Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer) e V (Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho. Título III – Da Prevenção: Capítulo II, Seção I (Da informação, Cultura, Lazer, Esportes, Diversões e Espetáculos), Seção II (Dos Produtos e Serviços) e Seção III (Da Autorização para Viajar). 1.2. Parte Especial: Título III – Da Prática de Ato Infracional: Capítulos I (Disposições Gerais), II (Dos Direitos Individuais) e III (Das garantias processuais) e IV (Das Medidas Socioeducativas). Título IV – Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável. Título V – Do Conselho Tutelar: Capítulos I (Disposições Gerais) e II (Das Atribuições do Conselho).
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso PM PRnesta página, com as principais informações do processo seletivo. Mais detalhes podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 13/06/2021, às 07h06 - Atualizado em 14/06/2021, às 13h17
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 10/06/2021, às 08h42
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 05/03/2021, às 11h14
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 26/02/2021, às 10h51 - Atualizado às 10h54
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 01/04/2020, às 09h59 - Atualizado em 02/09/2020, às 09h25
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 21/05/2020, às 10h41 - Atualizado às 10h45
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 20/03/2020, às 17h00
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 20/03/2020, às 12h55 - Atualizado às 15h46
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 20/03/2020, às 13h00
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 19/03/2020, às 09h53 - Atualizado em 20/03/2020, às 10h58
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Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 04/03/2020, às 10h38 - Atualizado às 14h45
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 03/03/2020, às 11h40 - Atualizado às 14h54
Fernando Cezar Alves | fernando@jconcursos.com.br | Publicado em 28/02/2020, às 12h54 - Atualizado às 14h41
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcurs.com.br | Publicado em 20/02/2020, às 11h39 - Atualizado às 15h12
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Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 04/02/2020, às 11h40 - Atualizado às 14h43
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 20/01/2020, às 12h00 - Atualizado às 14h50
Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 18/12/2019, às 13h45 - Atualizado em 13/01/2020, às 09h31
Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 07/11/2019, às 15h42 - Atualizado às 17h54
Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 12/09/2019, às 17h05 - Atualizado em 23/10/2019, às 15h04
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