Concurso Polícia Científica do Estado do Pernambuco será destinado a quatro cargos; edital deve ser publicado em breve
Fernando Cezar Alves Publicado em 09/09/2022, às 10h38 - Atualizado às 14h09
O novo concurso Polícia Científica PE (Polícia Científica de Pernambuco) foi oficialmente confirmado na última quinta-feira, 8 de setembro, pelo governador Paulo Câmara, por meio de publicação em suas redes sociais. Ao todo serão oferecidas 163 vagas, distribuídas por quatro cargos, dentro de um projeto de valorização da segurança pública no estado, que prevê o preenchimento de 4.741 vagas, incluindo, ainda, oportunidades para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.A seleção deve contar com oportunidades para quem possui ensino médio e nível superior.Novas informações devem ser divulgadas em breve.
A distribuição das vagas pelos respectivos cargos da Polícia Científica PE é a seguinte:
Com a confirmação do aval, o próximo passo é publicar a portaria no diário oficial. Com isto poderão ser formadas as respectivas comissões e iniciar os preparativos para a elaboração dos editais e escolha da banca organizadora. Somente após a assinatura do contrato com a empresa poderá ser confirmada a data precisa de publicação dos editais de abertura de inscrições.
De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, a autorização dos novos concursos possibilitará o fortalecimento do policiamento ostensivo.“Investimentos significativos, incremento de recursos humanos, aquisição de equipamentos e ampliação das estruturas. São essas ações, além da gestão e monitora-mento constante dos indicadores, no âmbito do Pacto pela Vida, que trazem resultados históricos”", disse.
O último concurso Polícia Científica PE ocorreu em 2016, quando foram oferecidas 316 vagas, para cargos de nível superior. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.
A seleção foi para os seguintes cargos
Para todos os cargos, a seleção contou com as seguintes fases: