Primeiro concurso Pré-Sal para efetivos estava indicado em relatório da administração de 2022 para ocorrer ainda este ano
Fernando Cezar Alves Publicado em 26/12/2023, às 11h20
A realização do primeiro concurso Pré-Sal Petróleo deve ocorrer em 2024. A confirmação foi feita pela própria empresa, no último dia 21 de dezembro. No entanto, ainda não há uma definição sobre cargos que serão oferecidos, bem como a respectiva oferta de vagas. A seleção integra o Plano Estratégico da empresa para o quinquênio 2024-2028. A intenção é de que o edital seja publicado no decorrer do segundo semestre do próximo ano, com nomeação dos aprovados em 2025.
Desde junho de 2022 a estatal conta com um quadro de 163 servidores efetivos, de acordo com a portaria 5.750, que estipula o limite do quadro próprio de pessoal.
Vale lembrar que a estatal consta do decreto 11.478, divulgado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 6, que retirou sete empresas públicas do Programa Nacional de Desestatização (PND) e Programas de Parcerias de Investimentos da Presidência das República (PPI), além de mais três apenas do PPI. A PPSA está entre as três retiradas apenas do PPI.
A Pré-Sal Petróleo (PPSA) é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), fundada em 2013, com o propósito de maximizar os resultados econômicos da União nas atividades realizadas no Polígono do Pré-Sal e em áreas estratégicas. Para alcançar seus objetivos, a empresa prioriza a eficiência na gestão, investindo continuamente em melhoria de processos.
Embora o primeiro concurso Pré-Sal Petróleo ainda não tenha ocorrido, um processo seletivo já ocorreu em 2017, contando com uma oferta de 240 vagas temporárias, sendo 15 para preenchimento imediato e 225 para formar cadastro reserva de pessoal.
Todas as oportunidades foram para o cargo de assistente, com exigência de nível superior, distribuídas por áreas específicas, sendo 2 para planejamento pleno, 2 para gerenciamento de projetos pleno, 1 de tecnologia da informação II, 1 de contabilidade e finanças, 1 para licitação e contratos II, 1 para licitação e contratos III, 3 para desenvolvimento e produção sênior, 1 para exploração pleno, 1 para exploração sênior e 2 para reservatórios pleno.