Concurso Prefeitura de Belo Horizonte: informe-se sobre gabarito e provas

Exames do concurso da Prefeitura de Belo Horizonte foram aplicados no domingo (25). Estão em disputa quase mil vagas distribuídas entre carreiras de níveis médio, técnico e superior na área de saúde

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 25/07/2021, às 07h48 - Atualizado em 26/07/2021, às 09h18

Adão de Souza/Prefeitura de Belo Horizonte

Dezenas de milhares de candidatos realizaram no domingo (25) as provas objetivas do concurso da Prefeitura de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Estão em disputa quase mil vagas distribuídas entre carreiras de níveis médio, técnico e superior na área de saúde, com salários que vão de R$ 1,4 mil a R$ 8,4 mil.

Para consultar os gabaritos oficiais, os participantes devem acessar o site da RBO Assessoria, banca que organiza o processo seletivo, por meio dos seguintes links:

Em caso de dúvidas, os interessados podem obter mais informações com a empresa organizadora pelo e-mail candidato@rboconcursos.com.br, além dos telefones 0800 606 8009 e (31) 99459-6134.

Concurso Prefeitura de Belo Horizonte: como foram as provas

As avaliações cobraram a resolução de 50 questões de múltipla escolha em, no máximo, quatro horas. As perguntas abordaram conteúdos sobre:

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da Prefeitura de Belo Horizonte

concursos abertos concursos mg (minas gerais) concursos 2024 provas anteriores

Leia também

Concurso do Banco do Brasil entra na última semana de inscrições; confira
Concurso Bombeiros MG: assinado contrato com banca e edital já pode ser publicado
Concurso da Prefeitura de Luz MG abre 90 vagas; veja edital
Concurso Depen MG: assinado contrato com banca e edital deve sair no início de agosto
Concurso da Câmara de Barbacena MG abre 15 vagas; veja edital

Sobre Prefeitura de Belo Horizonte

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.