O concurso PGM Guarujá SP (Procuradoria Geral do Município do Guarujá), no litoral paulista, já conta com banca
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 16/10/2019, às 15h00
O concurso PGM Guarujá SP (Procuradoria Geral do Município do Guarujá), no litoral paulista, já conta com banca organizadora definida. A escolhida é a Fundação Vunesp, por dispensa de licitação. A seleção contará com uma oferta de três vagas imediatas para o cargo de procurador jurídico municipal, além de formar cadastro reserva de pessoal. Desta forma, a expectativa é de que o edital de abertura de inscrições seja divulgado em breve.
Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior em direito, com registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).A remuneração inicial da carreira ainda será anunciada.
O último concurso PGM Guarujá SP ocorreu em 2018, na verdade, para a Prefeitura do Guarujá, quando foram oferecidas 2.125 vagas, sendo 230 para preenchimento imediato e as demais para formar cadastro reserva de pessoal, em diversos cargos. A banca organizadora, na ocasião, foi o Caipimes
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.