Concurso Prefeitura de Mogi Guaçu SP: publicado edital para quatro cargos

Inscrição para o concurso Prefeitura de Mogi Guaçu, em São Paulo, começa no dia 26 de setembro. Um dos postos livres é o de Salva-Vidas, que exige ensino fundamental

Mylena Lira   Publicado em 20/09/2022, às 20h44

Divulgação/PMPG

Foi publicado o edital de abertura do concurso Prefeitura de Mogi Guaçu, cidade localizada na Região Administrativa de Campinas, no interior de São Paulo. O certame visa ao provimento de quatro vagas, distribuídas em quatro cargos públicos que pagam R$ 1.345,32.

A carreira de auxiliar de serviços gerais exige nível alfabetizado apenas e demandará serviços de faxina e arrumação em áreas internas dos prédios utilizados pelo Município; serviços de limpeza de ruas e logradouros públicos; lavagem de roupa; serviços de copa; entre outros.

Para ser auxiliar de serviços operacionais também é preciso ter só nível alfabetizado e o trabalho consistirá na execução de serviços manuais, como carga e descarga de caminhões e outros veículos; retirada de entulho; preparo de solo, plantio e cuidados de capina e outros similares.

Já para a carreira de escriturário pode concorrer quem tem ensino médio e está disposto a desempenhar serviços de escritórios e que atende público e telefone, prestando informações e tirando dúvidas; organiza arquivos e fichários; escreve e datilografa textos simples; opera terminais de computador; preenche fichas; controla requisições, estoques e recebimentos de materiais, etc.

Por fim, é possível concorrer ao posto de Salva-Vidas. Essa função exige ensino fundamental completo e habilidades em nados clássicos. O profissional terá tarefas de vigilância e salvamento, observando os banhistas, para prevenir afogamentos e salvar a vida de pessoas em perigo, além de realizar atividades de tratamento de piscinas com produtos químicos próprios e outros correlatos.

+Leia aqui o edital de abertura na íntegra

Inscrição e etapas da seleção

As inscrições serão recebidas das 6h de 26 de setembro até as 23h59 do dia 23 de outubro de 2022 pelo site www.iuds.org.br, ao custo de R$ 10,50. O candidato que não tem acesso à internet pode comparecer no Acessa São Paulo, localizado na Biblioteca Municipal João XXII do Centro Cultural, na Avenida dos Trabalhadores, nº 2.651, no Jardim Camargo, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Todos os inscritos no concurso Prefeitura de Mogi Guaçu realizarão prova objetiva, de caráter eliminatório, no dia 13 de novembro de 2022. Haverá, ainda, prova de aptidão física para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar de Serviços Operacionais e prova prática para quem disputar os postos de Salva-Vidas e Escriturário.

A validade do processo seletivo será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final. Porém, esse prazo poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da adminstração pública municipal.

+++O JC Concursos disponibiliza mais informações na página do concurso Prefeitura de Mogi Guaçu.

concursos publicos concursos abertos concursos 2023 concursos sp (são paulo)

Sobre Prefeitura de Mogi Guaçu

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.