O Concurso Prefeitura SP, por meio da Fundação Paulistana, busca professores e instrutores temporários que vão atuar no Ensino Médio Técnico
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 07/01/2022, às 13h39 - Atualizado às 13h44
A partir de fevereiro de 2022, os alunos do Ensino Médio municipal vão ter aulas integradas ao Ensino Técnico. Por isso, a Prefeitura SP, por meio da Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação, está com as inscrições abertas para o processo seletivo de professores e instrutores temporários que vão atuar no Ensino Médio Técnico.
"Os nossos jovens são os que mais estão sofrendo com o desemprego e falta de perspectivas para o futuro. Sensível e atenta a essa causa, a Prefeitura de São Paulo está investindo em peso na qualificação profissional, para que o aluno saia da escola melhor preparado para o mercado de trabalho, iniciando a sua geração de renda com maior rapidez", destaca a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, da Prefeitura SP.
Com o objetivo de preparar os alunos do Ensino Médio para ingressar no mercado de trabalho, a Prefeitura SP informa que a formação técnica profissional gratuita vai acontecer de forma híbrida e integrada ao ensino regular, nos períodos noturno e diurno em oito escolas da rede municipal de ensino.
Os candidatos a professores e instrutores serão avaliados pela comissão técnica da Fundação Paulistana, responsável pelo processo seletivo. O contrato será por um período determinado de 12 meses como prestador de serviço de pessoa física. O início das atividades do ano letivo está previsto para o dia 27 de janeiro.
Para participar, é preciso ter ensino superior completo em pelo menos uma área de atuação, são elas: informática, gerência em saúde, marketing, contabilidade ou em áreas afins. É necessário também que o interessado esteja ao menos cursando Licenciatura ou Programa Especial de Formação Pedagógica. Títulos de pós-graduação, Mestrado e Doutorado serão diferenciais em situações de empate entre candidatos.
"Ao levar o ensino técnico gratuito e de qualidade aos nossos jovens, vamos reduzir as desigualdades sociais, que se agravaram ainda mais na pandemia. Muitos jovens das periferias não têm condições de pagar por um curso, e agora, eles poderão ter a oportunidade de se qualificar gratuitamente em cursos técnicos antes mesmo de terminar o ensino regular, o que faz toda a diferença na hora de disputar uma vaga", ressalta a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.
As inscrições acontecem presencialmente na sede da Fundação Paulistana, ligada à Prefeitura SP, nas datas: 7, 13 e 14 de janeiro, das 10h às 16h, na Fundação Paulistana, localizada na av. São João, 473 - 6º andar, no centro da capital. Mais informações sobre documentação e inscrições podem ser obtidas clicando aqui (para Professor) e aqui (para Instrutor).
++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como cronograma e critérios de avaliação, na página do concurso da Prefeitura SP - Fundação Paulistana.
concursos concursos 2023 concursos abertos spO Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.