Lista de aprovados na primeira fase do concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal) está prevista para ser divulgada no próximo dia 28
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 10/05/2021, às 08h26 - Atualizado em 12/05/2021, às 14h19
Os gabaritos preliminares do concurso da PRF (Polícia Rodoviária Federal) foram divulgados na noite de terça-feira,11 de maio. A consulta pode ser feita de forma individualizada pelos candidatos, de posse do CPF e senha do candidato, na página eletrônica da banca organizadora, o Cebraspe, clicando aqui. O Cebraspe também divulgou os cadernos e o padrão de resposta da prova discursiva.
Com a divulgação dos gabaritos, caso desejem, os participantes poderão apresentar recursos somente nestas quarta e quinta-feiras, dias 12 e 13, exclusivamente na página da banca organizadora, no Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso. No primeiro dia, o envio poderá ser feito a partir das 10 horas, com atendimento até às 18 horas do dia 13.
Após a análise dos recursos, o próximo passo é aguardar a divulgação do resultado definitivo da prova objetiva e resultado provisório da prova dissertativa, o que deve ocorrer no próximo dia 28 de maio. Os candidatos poderão apresentar recursos sobre o resultado provisório da prova dissertativa nos dias 31 de maio e 1 de junho.
Posteriormente, em 14 de junho, será divulgado o resultado definitivo da prova dissertativa, convocação para as provas de aptidão física, preenchimento do FIP e envio de documentos para o curso de formação e avaliação psicológica.
Estão em disputa 1.500 vagas imediatas para policial rodoviário. Há também a expectativa de convocação de 500 excedentes no início de 2022, totalizando 2.000 nomeações, conforme anunciou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Do total de oportunidades, 1.125 são para ampla concorrência. As outras 375 chances estão distribuídas da seguinte forma: 300 reservadas a candidatos negros e 75 a pessoas com deficiência.
Quanto ao desenvolvimento do tema, o candidato deve, a partir dos textos motivadores, abordar o tema e os aspectos propostos, de maneira clara e coerente, empregando os mecanismos de coesão textual. A abordagem dada ao tema pode variar, mas o candidato deve demonstrar conhecer sobre a inovação legislativa da previsão dos crimes de trânsito e da “Lei Seca” no Código de Trânsito e os reflexos na redução dos ATTs, além da atual problemática das infrações no trânsito que têm gerado tantos óbitos.
Com relação aos quesitos 2.1 e 2.2, espera-se que o candidato explique que a previsão de crimes de trânsito no Código de Trânsito Brasileiro e a previsão da Lei Seca geraram um impacto inicial positivo, com redução dos acidentes de trânsito, mas que, em um momento posterior, os acidentes continuaram aumentando, o que evidenciou que o resultado esperado não foi alcançado a médio prazo em diante. Entre as possíveis causas do insucesso incluem-se a diminuição da fiscalização, a falta de campanhas de trânsito com período mais prolongado, entre outras medidas.
No que se refere ao quesito 2.3, espera-se que o candidato informe que a conscientização da sociedade e do indivíduo é essencial para a redução dos acidentes de trânsito, podendo ser incentivadas a participação de atividades educativas de trânsito, além da previsão de maior estrutura dos órgãos fiscalizadores, tanto em pessoal quanto material, como equipamentos eletrônicos, entre outras medidas.
Observação: as medidas, as ações e as atitudes citadas neste padrão de resposta são apenas exemplos, não devendo ser descartadas na correção outras medidas que estiverem de acordo com o tema.
QUESITOS AVALIADOS
Quesito 2.1
0 – Não abordou o aspecto do impacto da previsão dos crimes de trânsito no que se refere à redução dos acidentes de trânsito nem citou as possíveis causas.
1 – Mencionou o impacto (a redução inicial e o posterior aumento dos acidentes de trânsito, por exemplo), mas não os desenvolveu nem citou possíveis causas.
2 – Mencionou o impacto e citou possíveis causas, mas desenvolveu de forma inconsistente ou desconectada do texto como um todo.
3 – Explicou consistentemente o impacto, articulando-os com o tema e os demais aspectos e citou possíveis causas.
Quesito 2.2
0 – Não abordou o aspecto do impacto da previsão da Lei Seca para redução dos acidentes de trânsito nem citou possíveis causas.
1 – Mencionou o impacto, mas não os desenvolveu nem citou possíveis causas.
2 – Mencionou o impacto e citou possíveis causas, mas desenvolveu de forma inconsistente ou desconectada do texto como um todo.
3 – Explicou consistentemente o impacto, articulando-os com o tema e os demais aspectos e citou possíveis causas.
Quesito 2.3
0 – Não mencionou ações para a redução dos acidentes de trânsito.
1 – Mencionou ações, mas não o desenvolveu.
2 – Desenvolveu ações para a redução dos acidentes de trânsito e apresentou exemplos, mas desenvolveu de forma inconsistente ou desconectada do texto como um todo.
3 – Desenvolveu ações para a redução dos acidentes de trânsito, articulando-os com o tema e os demais aspectos, e apresentou exemplos.
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A Polícia Rodoviária Federal está presente em todo o território nacional. Conta com uma unidade administrativa central, a sede nacional, em Brasília, e unidades administrativas regionais, com 22 superintendências nos Estados de GO, MT, MS, MG, RJ, SP, ES, PR, SC, RS, BA, PE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, SE, RO e TO, além de cinco distritos, em DF, AC, AM, AP e RR. Também é formada por 150 subunidades administrativas, denominadas delegacias, e 413 unidades operacionais (Uops), totalizando 550 pontos de atendimento. Cabe ao serviço da PRF garantir segurança com cidadania nas rodovias federais e nas áreas de interesse da União. Além disso, tem por objetivo ser reconhecida pela sociedade brasileira por sua excelência e efetividade no trabalho policial e pela indução de políticas públicas de segurança e cidadania.