Concurso Receita Federal abre inscrições para perito em diversas áreas

Interessados podem se inscrever gratuitamente no concurso da Receita Federal até 17 de dezembro. Edital disponibiliza 43 vagas

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 29/11/2021, às 09h41 - Atualizado em 01/12/2021, às 09h50

Divulgação

Estão abertas as inscrições para o concurso da Receita Federal destinado a preencher 43 vagas temporárias para perito autônomo. Os contratados prestarão serviços na Alfândega do Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

Do total de postos em disputa, 10 são para atuação com quantificação de mercadorias a granel. Podem concorrer profissionais com formação nas carreiras abrangidas pelo Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) ou CRT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais).

As demais vagas são destinadas a candidatos com curso superior nas seguintes áreas:

De acordo com o edital, além de atender aos requisitos de escolaridade, os interessados devem possuir experiência mínima de dois anos.

Como se inscrever

As inscrições para o concurso da Receita Federal serão recebidas até 17 de dezembro, exclusivamente pela internet. Não há cobrança de taxa de participação.

Os interessados devem solicitar a abertura de um dossiê digital de atendimento pelo e-mail peritos.sc.alfsfs@rfb.gov.br, com o assunto "Processo seletivo de peritos — edital ALF/SFS 2/2021". No corpo da mensagem é necessário informar:

Concurso Receita Federal: como será a avaliação?

A seleção dos candidatos ocorrerá por meio de análise curricular, com base nas informações sobre formação e experiência apresentadas durante o registro da inscrição. A divulgação do resultado final está prevista para ocorrer até 1º de abril do ano que vem.

Os peritos credenciados prestarão serviços por dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois. Não haverá, no entanto, vínculo empregatício com a Receita Federal.

Quanto ganha um perito da Receita Federal?

Segundo o órgão, as atividades de perícia são remuneradas com base nas tabelas definidas na Instrução Normativa 1.800/2018, conforme os valores detalhados abaixo:

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como cronograma e atribuições, na página do concurso da Receita Federal

concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores

Leia também

Concurso ICMBio: sai edital para técnico e analista; veja detalhes
Concurso Ibama: órgão confirma nome da banca para novo edital
Concurso Mapa: formada comissão para novo edital em diversas áreas
Concurso Telebras: tudo o que você precisa saber sobre o edital com 1.181 vagas
Concurso INSS: seleção segue em pauta para o próximo ano

Sobre Receita Federal

A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. A Receita Federal também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.

Até 1 de janeiro de 2019 era subordinado ao Ministério da Fazenda, e a partir daí passou a ser subordinado ao novo Ministério da Economia do Governo Jair Bolsonaro.