Concurso SEAP BA: edital para 1.087 vagas previsto para sair nos próximos dias

Novo concurso Seap BA (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização) é para quem possui ensino médio, com inicial de R$ 4 mil

Fernando Cezar Alves   Publicado em 10/06/2024, às 09h49

Concurso Seap BA: sede da Seap BA: Google Maps

A publicação do edital do novo concurso SEAP BA (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização) está prevista para ocorrer nos próximos dias. A expectativa é de que a liberação ocorra ainda em junho, de acordo com as últimas informações. Vale lembrar que o certame já conta com contrato assinado com a banca desde 9 de maio. A escolhida é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desta forma, quem pretende participar da seleção deve ficar de sobreaviso.  

A SEAP BA deve oferecer 1.087 vagas para o cargo de policial penal, antigo agente penitenciário, sendo 287 para o preenchimento imediato e 800 para formar cadastro reserva de pessoal.

Para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio, além de carteira de habilitação a partir da categoria "B", com remuneração atual de R$ 5.256.

Em fevereiro, o secretário da administração penitenciária e ressocialização da Bahia, José Antônio Maia, afirmou que o certame da SEAP BA deve ser realizado por meio de um concurso estadual unificado, que deve ser realizado em breve, englobando também outros órgãos do governo estadual.

Concurso SEAP BA: saiba como foi a última seleção

O último concurso Seap BA ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 490 vagas de agente penitenciário, cargo que exige ensino médio completo. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

A prova objetiva contou com 65 questões, da seguinte forma:

Além disso também foi aplicada uma prova dissertativa.

O conteúdo programático contou com as seguintes disciplinas:

 

concursos concursos ba (bahia) concursos 2024 provas anteriores

Sobre Governo BA

O Governo da Bahia é responsável por planejar, coordenar, executar e controlar as atividades de administração geral, de modernização administrativa, de informatização e a gestão de edificações públicas do Estado, bem como formular e executar a política de recursos humanos, de previdência e assistência aos servidores públicos estaduais, de processamento de dados e de desenvolvimento dos serviços públicos.

Atualmente, o Governo da Bahia possui as secretarias: SAEB (Secretaria da Administração), SEAGRI (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura), SEAP (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização), SEC (Secretaria da Educação), Casa Civil, SECTI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), SECULT (Secretaria da Cultura), SJDHDS (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social), SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), SEFAZ (Secretaria da Fazenda), SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura), SEMA (Secretaria do Meio Ambiente), SEPLAN (Secretaria do Planejamento), SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial), SESAB (Secretaria da Saúde), SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), SETUR (Secretaria de Turismo), SERIN (Secretaria de Relações Institucionais), SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres), SSP (Secretaria da Segurança Pública)  e SIHS (Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento).