Novo concurso Seap BA (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização) é para quem possui ensino médio, com inicial de R$ 4 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 19/12/2023, às 08h37
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou, na última segunda-feira, 18 de dezembro, que está autorizando a realização do aguardado concurso SEAP BA (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização) para a carreira de policial penal (agente penitenciáro). De acordo com o governador, a seleção contará com uma oferta de 287 vagas para o preenchimento imediato. Ainda segundo ele, já no começo de 2024 o edital deve estar concluído, para que seja iniciado o processo de escolha da banca organizadora, com a nomeação dos aprovados entre outubro e novembro do próximo ano. "Atenção concurseiros: em breve teremos concurso para 287 vagas para compor as forças do nosso sistema prisional!", disse o governador.
Embora o governador tenha anunciado a oferta de 287 vagas, é possível que a SEAP BA também conte com cadastro reserva de pessoal. Acontece que, em junho, chegou a ser anunciado que a seleção poderá contar com até 800 postos para o cadastro, totalizando um total de 1.087 oportunidades.
Para concorrer ao cargo deverá ser exigido ensino médio, além de carteira de habilitação a partir da categoria "B", com remuneração atual de aproximadamente R$ 4 mil. O valor exato ainda deve ser confirmado.
O novo concurso do órgão vem sendo cogitado desde 10 de setembro de 2019, quando o então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, concedeu limiar suspendendo a proibição de contrato de terceirizados em duas unidades prisionais do estado, nos municípios de Irecê e Brumado, ambos com superlotação de detentos.
O último concurso Seap BA ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 490 vagas de agente penitenciário, cargo que exige ensino médio completo. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
concursos concursos ba (bahia) concursos 2024 provas anterioresO Governo da Bahia é responsável por planejar, coordenar, executar e controlar as atividades de administração geral, de modernização administrativa, de informatização e a gestão de edificações públicas do Estado, bem como formular e executar a política de recursos humanos, de previdência e assistência aos servidores públicos estaduais, de processamento de dados e de desenvolvimento dos serviços públicos.
Atualmente, o Governo da Bahia possui as secretarias: SAEB (Secretaria da Administração), SEAGRI (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura), SEAP (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização), SEC (Secretaria da Educação), Casa Civil, SECTI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), SECULT (Secretaria da Cultura), SJDHDS (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social), SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), SEFAZ (Secretaria da Fazenda), SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura), SEMA (Secretaria do Meio Ambiente), SEPLAN (Secretaria do Planejamento), SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial), SESAB (Secretaria da Saúde), SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), SETUR (Secretaria de Turismo), SERIN (Secretaria de Relações Institucionais), SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres), SSP (Secretaria da Segurança Pública) e SIHS (Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento).