Um novo concurso SEAP RN (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) para policial penal deverá exigir formação de nível superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 21/10/2025, às 06h58
O novo concurso SEAP RN (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) já está autorizado. A seleção foi anunciada na última segunda-feira, 20 de outubro, pela governadora Fátima Bezerra, por meio de publicação em suas redes sociais. O aval já havia sido antecipado, no último dia 8, pelo secretário de administração, Pedro Lopes. No entanto, ainda não há uma definição de quando o edital de abertura de inscrições poderá ser efetivamente publicado.
Disse a governadora:
"Reiterando nosso compromisso em prol da segurança pública do Rio Grande do Norte, acabo de assinar a autorização para a realização de mais um concurso público. Desta vez, para a Secretaria de Administração Penitenciária"
Ao todo, a SEAP RN oferecerá 300 vagas, distribuídas da seguinte forma:
Vale lembrar que a autorização ocorre dentro do contexto da lei complementar 793, sancionada em setembro, que cria 556 vagas para cargos de policial penal. A lei também cria 60 vagas para especialista em assistência penitenciária, nas seguintes áreas:
No caso de policial penal, para concorrer será necessário possuir formação de nível superior. Além disso, os interesados devem possuir carteira de habilitação e idade de 18 a 45 anos. A remuneração inicial é de R$ 5.096,60.
No concurso SEAP RN, as atribuições do cargo de policial penitenciário correspondem a preservar a integridade física e moral da pessoa presa ou sujeita à medida de segurança, de vigilância e custódia de presos, realizar a recaptura de presos foragidos, executar as medidas de reintegração socioeducativas de condenados e de conjugação de sua educação com o trabalho produtivo e reinserção social.