Concurso SEC BA (Secretaria Estadual da Educação da Bahia) será para professores de ensino médio e coordenador pedagógico
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 29/06/2022, às 08h34 - Atualizado às 14h50
O novo concurso SEC BA (Secretaria Estadual de Educação da Bahia) já conta com banca organizadora definida. A escolhida deve ser a Fundação Carlos Chagas (FCC). A confirmação foi feita pelo próprio governador Rui Costa, durante seu programa "Papo Correria", transmitido em suas redes sociais. Com isto, o nome da empresa deve ser oficializado no decorrer dos próximos dias, por meio de publicação em diário oficial. Vale ressaltar que o certame já conta com comissão organizadora formada desde 9 de março. Somente após a assinatura do contrato com a banca poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições. Novas informações devem ser confirmadas em breve.
Ao todo serão oferecidas 2.113 vagas, sendo 1.806 para o cargo de professor de ensino médio e 307 para o cargo de coordenador pedagógico, para atuar em unidades escolares da educação básica e núcleos territoriais da Educação (NTEs).
Para concorrer será necessário possuir formação de nível superior com formação específica. No caso de professor, na última seleção, realizada em 2019, o inicial foi de R$ 2.814,28.
O concurso SEC BA está autorizada desde 2 de março. Na ocasião, Costa afirmou que o certame deverá ser direcionado para cidades menores e mais distantes do estado."Está sendo encaminhado para a Secretaria de Administração do Estado da Bahia um novo concurso para professores, focados especialmente naquelas cidades menores e mais distantes, onde nós queremos preencher as vagas que, normalmente, em um concurso maior, que inclui cidades grandes, não viram objeto de desejo das pessoas que fazem concurso", disse, na ocasião.
No caso de professor, algumas das áreas previstas são as seguintes:
A intenção é oferecer oportunidades para docentes de Ensino Médio em municípios com menos de 65 mil habitantes das mais diversas regiões do Estado, além de priorizar o provimento de professores para os componentes de português e matemática mesmo nos municípios de maior número populacional.
No caso de coordenador pedagógico o concurso deve suprir a demanda de escolas com mais de 1.000 estudantes matriculados onde haja oferta de ensino médio ou ensino médio Integrado à Educação Profissional e das unidades onde não haja coordenador lotado. Além disso, estão previstas 27 vagas especificamente para atuação em Núcleos Territoriais de Educação (NTE).
Para os dois cargos, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais.
O último concurso SEC BA para ocorreu em 2019, quando foram oferecidas 2.491 vagas temporárias para o cargo de professor. A lotação ocorrerá em 416 municípios componentes dos Núcleos Territoriais de Educação do Estado da Bahia (BA). A banca, na ocasião , foi a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
As oportunidades, na ocasião, foram para as seguintes disciplinas:
concursos concursos ba (bahia) concursos 2024 provas anteriores