Ação movida pelo Ministério Público cobra a reaplicação das provas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para candidatos surdos. No total, concurso da SEDF registrou 93,1 mil inscritos
Samuel Peressin Publicado em 14/11/2022, às 12h07 - Atualizado às 14h29
Com 93.129 candidatos inscritos, o concurso da SEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal) está temporariamente suspenso por decisão judicial. No total, a seleção oferece 4.254 vagas (entre imediatas e cadastro reserva).
A Justiça aceitou, na quinta-feira (10), pedido do MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) para suspensão do certame até que haja reaplicação das provas para candidatos surdos.
A ação civil pública cobra a formulação dos exames em Libras (Língua Brasileira de Sinais), com a gravação das questões em vídeo por intérpretes. O objetivo, segundo o MPDFT, é garantir condições de igualdade entre todos os candidatos.
+ Baixe o edital do processo seletivo
Os exames objetivo e discursivo ocorreram em 9 de 16 de outubro. Segundo o órgão, as questões estavam integralmente em português, com a disponibilização de um intérprete de Libras para cada grupo integrado por três a cinco pessoas com surdez.
No entendimento do Ministério Público, houve "violação ao direito fundamental dos surdos à acessibilidade", uma vez que as provas não foram disponibilizadas totalmente em Libras, primeira língua das pessoas com surdez.
Procurada, a Secretaria de Educação informou que ainda não foi oficialmente intimada acerca da decisão liminar. Segundo a pasta, "assim que tomar conhecimento da medida, adotará todas as providências jurídicas, com vistas ao bom e regular prosseguimento a todas as fases do concurso público em andamento".
O Instituto Quadrix, responsável pela organização do processo seletivo, também foi contatado pela reportagem. A banca, no entanto, não se manifestou sobre a suspensão até a última atualização desta matéria.
As inscrições ficaram abertas no período de 2 a 31 de agosto. Das 4.254 vagas em disputa, 812 são para contratação imediata e 3.442 para formação de cadastro reserva (CR).
Há oportunidades para professor de educação básica (776 postos + 3.104 CR), pedagogo orientador educacional (20 + 80 CR) e gestor em políticas públicas e gestão educacional (16 + 258 CR).
A pasta oferece salários de R$ 5.497,13 (professor e pedagogo) e R$ 4.223,76 (gestor) — os valores já incluem as respectivas gratificações de cada cargo. O regime de trabalho é de 40 horas semanais.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da SEDF
+++ Esta é uma notícia útil sobretudo para quem vive no Distrito Federal. Confira outras publicações relevantes sobre o DF clicando aqui
concursos df (distrito federal) concursos abertos concursos 2024 provas anteriores