Por conta da pandemia de covid-19, secretário de educação, Rossieli Soares, destaca que governo irá contratar professores acima da demanda para acompanhar desenvolvimento dos alunos
Redação Publicado em 06/01/2021, às 08h36
Apesar do último concurso SEE SP (Secretaria Estadual de Educação de São Paulo) ter sido realizado em 2014, ainda não há uma expectativa de quando será realizado. Mas, o governo anunciou que irá contratar docentes em 2021.Na última terça-feira (05), foi publicado um edital, em Diário Oficial, que convoca os professores interessados em participar do processo seletivo para a contratação de categoria para o ano letivo, qye inicia em 1º de fevereiro, mesmo com a pandemia de coronavírus.
Em entrevista para o portal UOL, o secretário de educação, Rossieli Soares, estimou que o estado deve selecionar entre 7mil e 10 mil profissionais.
Por conta da pandemia, os profissionais inseridos no grupo de risco não poderão participar do processo seletivo. Deste modo, , estão fora os idosos (60 anos ou mais), gestantes ou portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou "outras afecções que deprimam o sistema imunológico".
Para participar da seleção, o professor deve ter formação em cursos de licenciatura, bacharel ou cursos tecnológicos das áreas de atuação. As atividades serão exclusivamente presenciais e não tem possibilidade delas serão feitas através de trabalho remoto.
Rossieli comenta que não definiu um número específico de quantos professores irá contratar para o ano letivo 2021. "A estimativa é de 7 [mil] a 10 mil professores nesse processo. Em uma rede de 190 mil, é pouco. A estimativa é minha porque vou contratar a mais para termos mais projetos" comenta o secretário.
Ele ainda destaca que a ideia inicial é propor e implementar projetos de acompanhamento dos alunos na retomada do ensino presencial em plena pandemia de covid-19. Assim, a contratação de profissionais docentes deve ser acima da demanda.
concursos concursos publicos concursos sp (são paulo)