Concurso Sefaz RJ (Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro) contará com oportunidades para auditores e analistas de nível superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 15/12/2023, às 10h34
A comissão organizadora do novo concurso Sefaz RJ (Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro) já começou a ser constituída. A confirmação ocorreu nesta sexta-feira, 15 de dezembro, com a publicação, no diário oficial, da ata da 241 reunião extraordinária do Conselho Superior da Fiscalização Tributária, realizada em 10 de agosto. Durante a reunião também foi reforçada a necessidade de inclusão de questões sobre conhecimentos específicos para a área de tecnologia da informação, no caso de auditores. Em outubro, o órgão confirmou que o edital deve ser publicado no primeiro semestre de 2024.
Ao todo, a Sefaz RJ oferecerá 195 vagas, distribuídas da seguinte forma:
Para os dois cargos é necessário possuir formação de nível superior para concorrer.
No caso de auditor, no último concurso realizado para o cargo, em 2013, a remuneração inicial foi de R$ 13.186,76. Os iniciais atualizados para as duas carreiras ainda deverão ser confirmados.
SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDACONSELHO SUPERIOR DE FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIAATA DA 241ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
Aos dez dias de agosto de 2023, no gabinete do Secretário de Estado de Fazenda, à Av. Presidente Vargas, nº 670, 19º andar, nesta Capital, às 17:30 horas, sob a presidência do Dr. Leonardo Lobo Pires, titular da referida Pasta, e presentes os Conselheiros Norberto Argilêo Ribeiro da Silva, José Ricardo Martino e Silva, Marcos Spencerde Oliveira Maia, Alexandre Mello Telles de Menezes, Vera Lúcia Marques de Freitas, Flávio Esteves Ferreira e Vanessa Huckleberry Portella Siqueira, foi aberta a ducentésima quadragésima primeira reunião extraordinária do Conselho Superior de Fiscalização Tributária - CSFT.
Presentes, como convidados, o Subsecretário-Geral Gustavo Tillmann,o Subsecretário do Tesouro Bruno Schettini Gonçalves e o Chefe deGabinete Pedro Augusto do Valle Barbosa. Iniciou-se com o primeiro item da pauta - concurso público. O Subsecretário do Tesouro Bruno Schettini Gonçalves discorreu sobre as tratativas com o Ministério Público para firmar um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em substituição ao firmado anteriormente em 2018. O novo TAC, já homologado judicialmente, prevê a realização de concurso público para provimento do cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, devendo ser enfatizada, na seleção dos candidatos, a cobrança por conhecimentos específicos da área de tecnologia da informação. O Termo homologado prevê igualmente a realização de concurso público para ocargo de Analista, razão pela qual se propôs que fosse formada uma única comissão organizadora. O Conselheiro Marcos Spencer de Oliveira Maia apontou a necessidade de lotação de Auditor Fiscal em outras áreas da Fazenda. O Presidente Dr. Leonardo Lobo Pires ponderou que a melhoria nos sistemas informatizados resulta em maior eficiência no trabalho e permite a realocação de Auditores para suprir outras carências. O Conselheiro Alexandre Mello Telles de Menezes destacou a competência legal do Conselho para organizar o concurso público para provimento do cargo de Auditor Fiscal, e o Conselheiro Flávio Esteves Ferreira ressaltou que não houve participação do Con-selho na elaboração do TAC. O Conselheiro Alexandre Mello Telles de Menezes relatou haver déficit no quadro de apoio das repartições fiscais, tendo o Chefe de Gabinete Pedro Augusto do Valle Barbosa informado que o assunto está sendo tratado em um grupo de trabalho à parte.
O último concurso Sefaz RJ foi realizado em 2013, com uma oferta de 50 vagas para o cargo de auditor fiscal da receita estadual – 3ª categoria. A banca, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).
Para participar foi necessário possuir diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação de ensino superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O processo seletivo foi composto por duas provas, de caráter eliminatório e classificatório.
A primeira prova contou com 100 questões distribuídas da seguinte forma:
Na segunda também foram 100 perguntas: