Concurso STJ: saiba como serão as provas para novo edital de analista

Concurso STJ (Superior Tribunal de Justiça) será para cargos de analista de nível superior em diversas áreas de atuação

Fernando Cezar Alves   Publicado em 14/06/2024, às 11h23

Concurso STJ : sede do STJ : Google Maps

Cresce a expectativa pela publicação do edital do novo concurso STJ (Superior Tribunal de Justiça). Na última quinta-feira, 13 de junho, o órgão divulgou o nome da banca organizadora, que será o Cebraspe. Além disso, o termo de referência da seleção agora antecipa como será a aplicação das provas. A publicação do edital está prevista para ocorrer no segundo semestre.

O concurso STJ será para formar cadastro reserva para o cargo de analista, em diversas áreas de atuação, com exigência de nível superior.

As oportunidades do concurso STJ será para três áreas de atuação:

Na área adminsitrativa, as opções devem ser para as seguintes áreas:

Na área judiciária

Na área de apoio especializado

Ainda de acordo com a nota, o concurso será realizado no Distrito Federal, em etapa única de caráter eliminatório e classificatório, com provas objetivas e discursivas para todos os cargos, além de teste de aptidão física (TAF) específico para os candidatos ao cargo de analista judiciário na especialidade inspetor de polícia judicial.

No caso de técnico, uma nova seleção ainda será avaliada para um próximo concurso.

Concurso STJ: saiba como serão as prova

De acordo com o projeto básico, a seleção contará com as seguintes etapas:

A parte objetiva versará sobre:

A prova dissertativa deverá ser composta de uma redação sobre conhecimentos específicos.

Saiba como foi a última seleção

O último concurso STJ ocorreu em 2018, para o preenhcimento de cinco vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal, para cargos de técnico, com exigência de ensino médio, e analista, de nível superior, com remunerações iniciais de R$ 6.708,53 para o cargo de técnico e R$ 11.006,82 para analista. A banca organizadora na ocasião, foi o Cebraspe.

No caso de técnico, a seleção foi somente para cadastro, nas seguintes especialidades:

As cinco vagas para preenchimento imediato foram para o cargo de analista, na área judiciária. Além disso, a seleção também serviu para formar cadastro reserva de pessoal para analistas nas seguintes áreas:

O concurso contou com provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação objetiva foi composta por 120 itens, sendo 40 de conhecimentos básicos e 80 de conhecimentos específicos, e o julgamento de cada item será “certo” ou “errado”.

Já a prova discursiva para nível superior contou com uma dissertação, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos de cada cargo, enquanto que para nível médio foi composta de redação, com até 30 linhas, sobre atualidades

 

 

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é um dos órgãos máximos do Poder Judiciário do Brasil. Descreve como sua missão zelar pela uniformidade de interpretações da legislação federal brasileira. É de responsabilidade do STJ julgar, em última instância, todas as matérias infraconstitucionais não especializadas, que escapem à Justiça do Trabalho, Eleitoral e Militar, e não tratadas na Constituição Federal, como o julgamento de questões que se referem à aplicação de lei federal ou de divergência de interpretação jurisprudencial. Na primeira hipótese, o Tribunal analisa o recurso caso um Tribunal inferior tenha negado aplicação de artigo de lei federal. Na segunda hipótese, o Superior Tribunal de Justiça atua na uniformização da interpretação das decisões dos Tribunais inferiores; ou seja, constatando-se que a interpretação da lei federal de um Tribunal inferior é divergente de outro Tribunal (incluso o próprio Superior Tribunal de Justiça), o STJ pode analisar da questão e unificar a interpretação.