Concurso Suframa: deputado reforça pedido de aval para novo certame

Concurso Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) deve ser acompanhado de processo de reestruturação salarial

Fernando Cezar Alves   Publicado em 04/10/2023, às 12h08

Concurso Suframa: sede do Suframa: Divulgação

A realização do novo concurso Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) segue em fase de planejamento. A seleção é aguardada desde 19 de abril, quando a superintendência encaminhou para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) o ofício 1737/2023, que tem por finalidade propor uma revisão e atualização do plano de cargos e salários dos servidores. O documento também cobra a realização do novo certame, para o preenchimento de 200 vagas para cargos com exigência de nível superior. Agora, o deputado Sidney Leite (PSD AM) enviou um ofício ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, solicitado a realização do certame até 2024.

Embora o concurso Suframa contem com previsão de 200 postos, ainda não há uma definição de cargos que poderão ser contemplados.

De acordo com a nota divulgada em abril, já foram realizados os levantamentos técnicos que justificam as solicitações. Ainda segundo o texto, "os estudos levam em consideração a variedade e complexidade das atividades e macroprocessos desempenhados pela Suframa, ressaltando que foram órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), que recomendaram a criação de um plano de carreira com remuneração compatível às amplas responsabilidades exercidas pela autarquia".

Segundo a superintendência, entre 2018 e 2022 a Suframa perdeu aproximadamente 18% do seu efetivo funcional, que necessita de reposição, por meio do novo concurso.

Já a nova solicitação, encaminhada pelo parlamentar, diz o seguinte:

Concurso Suframa: saiba como foi a última seleção

O último concurso Suframa ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 241 vagas, com oportunidades de ensino médio e nível superior. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.

No caso de ensino médio, a seleção foi para o cargo de agente administrativo.

Para ensino médio com formação técnica, técnico em contabilidade.

Por fim, para nível superior:

 

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores