Concurso TCE AM: formada comissão para 217 vagas

O concurso TCE AM (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas) será para suprir necessidades surgidas em decorrência de aposentadorias. Iniciais de até R$ 8,3 mil

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 17/09/2020, às 10h11 - Atualizado às 15h10

Google Maps

Após ser oficialmente autorizado, pelo colegiado do órgão, no último dia 3 de setembro, o novo concurso TCE/AM  (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas) já conta com comissão organizadora formada. Os nomes dos membros do grupo foram divulgados no diário oficial da última quinta-feira, dia 16. Ao todo serão oferecidas 217 vagas, destinadas ao cargo de auditor técnico de controle externo, em diversas áreas de atuação. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 8.328,77. A publicação do edital de abertura de inscrições está prevista para ocorrer em janeiro. Novas informações devem ser anunciadas em breve. 

A seleção já conta, inclusive, com banca organizadora definida. A escolhida é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), cujo contrato deve ser assinado em breve. 

Do total de vagas, 173 serão para a área de auditoria governamental, 9 para auditoria de obras públicas, 15 para auditoria na área de tecnologia da informação e 20 para cargos do Ministério Público de Contas.

A comissão será presidida pelo conselheiro-presidente Mario Manoel Coelho de Mello, tendo como vice-presidente o vice-presidente conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva e como coordenadora  a servidora Beatriz de Oliveira Botelho. 

O grupo conta, ainda, com os seguintes membros: Charles Almeida e Silva, Patricia Augusta do Rego  Monteiro Lacerda e Carla Roberta Tiradentes. 

O próprio presidente do órgão, conselheiro Mario de Mello, que também é presidente da comissão organizadora, já havia ressaltado que a necessidade de pessoal é tanta que se o concurso não for realizado em até dois anos os trabalhos do órgão se tornarão inviáveis. Além disso, reforça, existem 304 aposentadorias que precisam ser repostas.  "Nestes últimos anos tivemos uma redução sistemática do quadro de servidores efetivos ou estáveis, fundamentalmente em razão da evolução etária e de tempo de serviço dos servidores mais antigos na casa, o que tem redundado em elevado número de inativações. E justamente com o escopo de recompor nosso quadro de pessoal, a Diretoria de Recursos Humanos, juntamente com a Secretaria Geral de Administração, elaboraram um estudo com o histórico de ocupação e vacância de cargos no Tribunal, principalmente com o advento da Lei n° 4.743/2018 que estabeleceu alguns preceitos de regência do quadro funcional do TCE/AM”, disse, em 3 de setembro.

Para auditoria governamental são aceitos candidatos com formação em administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências atuariais, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, geologia, jornalismo, medicina, pedagogia, psicologia e odontologia. 

Para controle externo é necessário possuir formação em direito e para auditoria de obras públicas, arquitetura, engenharias ambiental,   elétrica, eletrônica, de estrada, mecânica, naval, de pesca, de petróleo e gás e de transporte ou logística. 

Como foi o último concurso TCE AM

O último concurso TCE AM ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 27 vagas, somente para cargos com exigência de nível superior. As oportunidades foram para as carreiras de analista técnico de controle externo – Ministério Público (22)  e analista técnico de controle externo – auditoria governamental, com 5 postos.

A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas.

concursos concursos am (amazonas) concursos 2023 provas anteriores

Leia também

Concurso PF: órgão já tem previsão de quando poderá aplicar provas para novo edital
Concurso PRF: "haverá mudanças", confirma diretor da corporação
Concurso INSS: após deflagar greve, agências em SP seguem fechadas
Concurso PC AM: previsão de 424 vagas no orçamento 2021
Concurso TJ AM: divulgado resultado final para assistente e analista