Concurso TCE AM: presidente confirma áreas para novo edital

O concurso TCE AM (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas) será para suprir necessidades surgidas em decorrência de aposentadorias.

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 16/07/2020, às 10h48 - Atualizado às 14h47

Google Maps

O novo concurso TCE/AM  (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas) segue em planejamento. O presidente do órgão, conselheiro Mario de Mello, confirmou, recentemente, que a seleção deverá contar com oportunidades para as áreas técnicas de auditoria e fiscalização de nível superior, com remuneraçãoo inicial de R$ 8.328,77. Segundo ele, a necessidade de pessoal é tanta que se o concurso não for realizado em até dois anos, os trabalhos do órgão se tornarão inviáveis. Além disso, ainda segundo ele, existem 304 aposentadorias que precisam ser repostas.  Novas informações devem ser anunciadas em breve

Em fevereiro, o presidente já havia ressaltado que " o  tribunal precisa fazer esse concurso urgentemente, porque corre o risco de começar a atrapalhar a principal função do Tribunal de Contas, que é cuidar do recurso público". A previsão é de que o certame ocorra até o início de 2021. "Vamos realizar o concurso público. Lógico que dentro da condição orçamentária do tribunal. Mas é o nosso foco e tenho certeza de que nós vamos ter sucesso", disse, em fevereiroo.  

O concurso já conta com banca organizdora definida. De acordo com informações divulgadas pelo órgão, a escolhida é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), cujo contrato deve ser assinado em breve.

A seleção é aguardada desde o final de 2018, quando, em 18 de dezembro, foi anunciada pela então presidente Yara Lins, durante almoço com a imprensa.  Na ocasião, a então presidente adiantou que deverão ser oferecidas aproximadamente 200 vagas, no sentido de suprir necessidades que surgirão até o final de 2019. 

Informações preliminares são de que a oferta será para o cargo de auditor técnico de controle externo nas áreas de auditoria governamental, auditoria de obras públicas e Ministério Público de contas. 

Para auditoria governamental são aceitos candidatos com formação em administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências atuariais, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, geologia, jornalismo, medicina, pedagogia, psicologia e odontologia. 

Para controle externo é necessário possuir formação em direito e para auditoria de obras públicas, arquitetura, engenharias ambiental,   elétrica, eletrônica, de estrada, mecânica, naval, de pesca, de petróleo e gás e de transporte ou logística. 

Como foi o último concurso TCE AM

O último concurso TCE AM ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 27 vagas, somente para cargos com exigência de nível superior. As oportunidades foram para as carreiras de analista técnico de controle externo – Ministério Público (22)  e analista técnico de controle externo – auditoria governamental, com 5 postos.

A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas.

concursos concursos 2023 concursos federais provas anteriores

Leia também

Concurso Ibama: vice-presidente Mourão confirma estudos para novo edital
Concurso Pré-Sal: empresa confirma planos para nova seleção
Concurso INSS: estudo prevê novos editais a cada dois anos
Concurso PC AM: previsão de 424 vagas no orçamento 2021
Concurso MPM divulga edital para promotor